Uma virtude chamada compaixão

- Texto para reflexão: Como um pai se compadece dos seus filhos, assim, o Senhor se compadece daqueles que o temem (Sl. 103.13).

Esta palavra compaixão é derivada de uma combinação de duas palavras: com e passio que significa paixão. Um sentimento profundo de dor e tristeza é o significado básico para esta palavra.
Na palavra encontramos o significado de maneira muito mais profunda, ou seja, aquilo que Deus sente para conosco como povo dele quando o Salmista Davi diz: Como um pai se compadece dos seus filhos, assim, o Senhor se compadece daqueles que o temem.
Compaixão é mais do que um sentimento profundo de tristeza por uma pessoa. Compaixão é mais do que sentir pena. Compaixão pode começar com um sentimento de pesar, mas compaixão significa sofrer com, sentir a dor por, em lugar de, com outra pessoa. Foi exatamente isto o que Deus teve por nós.
Quando ele dentro do seu eterno plano viu o nosso estado de miséria profunda no pecado, ele através do seu Filho olhou para nós e derramou sobre nós a sua compaixão. Hoje, temos o grande privilégio de sermos salvos pelo Senhor porque ele se compadeceu de nós.
Como resultado do amor de Deus para conosco, da mesma forma temos que ser cheios de compaixão para com o nosso próximo. Compaixão nos leva a oração pelo próximo, leva-nos a auxiliar aqueles que estão no sofrimento da vida.
A compaixão nos leva a compartilhar a nossa alegria com outros quando abraçamos e amamos aos outros. A compaixão nos leva a compartilhar da tristeza do próximo dando forças e carinho a ele. A compaixão nos leva a entender as necessidades reais que o nosso próximo tem quando ele está aflito. A compaixão nos leva a uma sensibilidade para com as dores, angústias e conflitos do coração do nosso próximo.
Podemos perceber o quanto precisamos rogar ao Senhor para que ele nos dê condições para termos sensibilidade para sermos compassivos para com o nosso próximo.
Que a graça dele caia sobre o nosso coração para que a igreja seja uma igreja cheia de compaixão para que assim, as pessoas cresçam diante do Senhor e ele seja a cada dia glorificado em nossa vida.

_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas