Sensibilidade para ouvir a voz do Pai no coração

- Texto para reflexão: Fala, porque o teu servo ouve (I Samuel 3.10b).

Eugene H. Peterson  no livro A oração que Deus ouve: Os Salmos como guia básico de oração diz algo precioso:

"A oração é um caminhar para dentro, uma forma de receber e aprofundar o signifi cado da narrativa. A fé é o mais interior dos atos humanos, e a oração é o meio pelo qual a santidade e a saúde são transplantadas para as partes sem fé e inseridas nas partes vazias" (Peterson, Eugene H. A oração que Deus ouve: Os Salmos como guia básico de oração. Brasília, DF: Ed. Palavra, 2007, p. 77).

É fabuloso olharmos para o versículo 1de  e perceber a vida de Samuel como começa. O texto diz que o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. Vejam que Samuel precisa de um exercício no seu coração para saber discernir a voz do Pai no seu coração. Não é da primeira vez que ele compreende, que ele percebe que é a voz do Senhor.
Ele vai sendo sensibilizado, vai sendo trabalhado para ouvir a voz do Senhor. Daí, depois de uma compreensão da parte de Eli, ele é sensibilizado para aprender a ouvir à voz do Pai. Então a resposta de Samuel é a seguinte no versículo 10: Fala, porque o teu servo ouve. A grande verdade é que em nos nossos dias, estamos como que órfãos de momentos semelhantes e este na vida de Samuel.
Precisamos de um momento onde ficamos na presença do Senhor. Um momento em que não temos a tentação de fazer alguma coisa que julgamos útil: ler algo estimulante, pensar sobre uma coisa interessante, ou experimentar algo extraordinário. Mas, exclusivamente o nosso momento de silêncio é exatamente um momento em que queremos estar na presença de nosso Senhor de mãos vazias, vulneráveis, sem nada para apresentar, provar ou defender.
Creio que é exatamente assim que, lentamente, aprendemos a ouvir a voz tranqüila de Deus (NOUWEN, Henri. Espaço para Deus. Rubiataba Go: Harper And Row Publishers Inc New York, 1984, p. 18). Mas você pergunta: pastor o que fazer com nossas muitas distrações?
Devemos lutar contra estas distrações e esperar que desta forma nos tornemos mais atentos à voz de Deus?
Concordo plenamente que criar um espaço vazio onde podemos ouvir o Espírito de Deus não é fácil quando colocamos toda nossa energia na luta contra as distrações. Se confrontamos as distrações de maneira tão direta, acabamos lhes dedicando mais atenção que merecem. Então, qual o verdadeiro segredo para termos um momento especial como Samuel teve na presença do Pai?
Precisamos de sensibilidade no coração para ouvirmos à voz do Senhor. O exercício é viver a Palavra no coração e servir ao Senhor. Com certeza, ele nos preparará para o momento de ouvir à sua voz. Samuel servia ao Senhor, ele estava na presença do Pai sempre. E veio a ao Senhor de maneira que pôde dizer: Fala, porque o teu servo ouve.
Num tempo de tanta agitação precisamos voltar o nosso coração para o Palavra e lá buscarmos a sensibilidade para ouvir a voz tranqüila de Deus Pai. Precisamos falar como Davi diante do Senhor: Quando tu disseste: buscai o meu rosto. O meu coração te disse a ti, o teu rosto, Senhor, eu buscarei.
Quando temos esta sensibilidade para ouvir a voz do Pai, acontece que nossas preocupações barulhentas perdem lentamente seu poder sobre nós e a atividade renovadora do Espírito de Deus, aos poucos se manifesta e passamos a desfrutar de comunhão profunda com o Senhor. Comunhão esta que nos faz responder como Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. Este processo espiritual exige de nós solidão, silêncio para que separemos tempo e espaço em nosso coração para ouvirmos suavemente a voz do Pai.
O nosso coração precisa se tornar um aposento tranqüilo da presença do Pai. Assim quanto mais nos treinarmos a investir tempo com Deus e unicamente com ele, mais descobriremos que em todo o tempo e em todo o lugar Deus está conosco.
Descobriremos que Deus está falando de maneira profunda ao nosso coração. Então poderemos reconhecê-lo como Samuel e afirmarmos: Fala, porque o teu servo ouve.
__________
Alcindo Almeida

Comentários

CELIA GOULART disse…
graça e paz .
estive visitando o seu blog e gostei muito, voce fala sobre a sensibilidade . estou começando a construir um outro blog que tem este nome, gostaria muito se voce pudesse da um apassadinha nele e se possivel dar-me umas sugestoes a respeito.
eu ja tenho um blog que se chama
http://amovoceemcristo.blogspot.com
este ja é um pouquinho mais velho do que o blog de sensibilidade.
O sensibilidade criei assim ao acaso , derepente me veio a mente e eu fiz, mas estou um pouco perdida a respeito. Gostaria de falar sobre a sensibilidade em si, mas nao sei por onde começar, o endereço é :
http://semsibilidadeemcristo.blogspot.com/
agradeço por seu maravilhoso trabalho e me desculpe sou leiga no assunto , nao sou profissional como vc.
Parabéns.

Postagens mais visitadas