ESPIRITUALIDADE PARA O COTIDIANO

ALMEIDA, Alcindo. Fé, oração e simplicidade. Série Intimidade com a Palavra - Livro de Tiago. São Paulo: Fôlego 2010. Este livro é um convite para mergulharmos nos ensinamentos práticos que Tiago apresenta na sua Epístola. E o Alcindo, com sua característica peculiar, apresenta uma abordagem pastoral que atende às necessidades dos líderes e membros das igrejas que amam a Palavra de Deus. Simplicidade, fé e oração sintetizam muito bem o que você verá nas próximas páginas. Pois, as reflexões que Deus colocou no coração do autor procuram mostrar a relevância desta Epístola. Na singela opinião o coração da Epístola está no capítulo 1. Sobretudo, dos versículos 19 a 27. Onde Tiago apresenta a verdadeira religião que agrada a Deus. E no capítulo 5, Alcindo aborda esta questão com muita propriedade. Você será levado a refletir sobre temas que são atuais até hoje no meio da comunidade cristã, tais como: o valor das provações; a busca da verdadeira sabedoria; a prática da Palavra de Deus; o perigo de fazer acepção de pessoas; a fé operosa; o pecado da língua; a origem das contendas; o julgamento temerário; a limitação dos projetos humanos; o valor da oração. Uma última coisa leia este livro com o objetivo de encontrar os tesouros escondidos na Epístola de Tiago. E quando encontrá-los, peça auxílio a Deus para colocá-los em prática na sua vida, família e no meio do povo de Deus. Tenha uma ótima e proveitosa leitura (Pr. Pastor Gilberto Barbosa - Outono de 2010).
 
ALMEIDA, Alcindo. Alegria verdadeira - Série Intimidade com a Palavra. Livro de Filipenses. São Paulo: Fôlego 2010. Alcindo foi muito feliz quando abordou as marcas da verdadeira alegria na elaboração desta obra. Não podia ser o contrário. Primeiro, porque ele foi beber na cacimba da alegria. Esta carta delicia qualquer peregrino exausto. Quando eu ando meio jururu, então está na hora de saborear água fresca neste manadeiro da excelência gozosa. Assim, freqüentemente, eu preciso retornar à meditação desta Epístola recheada de regozijo para me restaurar. Segundo, Alcindo é um discípulo desta escola jubilosa, evidenciando no seu estilo os traços de uma pessoa bem-aventurada (Glenio Fonseca Paranaguá Mendigo-padrão da Casa da Aba).
 

ALMEIDA, Alcindo. Os encontros de Jesus - Pessoas que foram transformadas por ele. São Paulo: Fôlego, 2009. Alguém escreveu que “a vida é a arte dos encontros”. E penso que eles nos fazem ser mais ou menos efetivos na vida dos outros e na nossa própria vida. Isso porque há vários tipos de encontros na vida. Há aqueles que são inevitáveis. Há encontros em que você se sente bem em ter encontrado. Há os encontros que ocorrem quando não se espera mais nada. Há encontros em que as pessoas trocam idéias, compartilham sonhos e fortalecem a vida. Há também encontros em que as pessoas só falam obviedades que nada acrescentam, e você fica com a sensação de que está perdendo o seu tempo. Há encontros em que a pessoa só fofoca, denigre e inveja. Estes realmente nos matam. Há encontros em que o silêncio é mais proveitoso que as palavras. Há outros em que o olhar, o toque, o carinho dispensam as palavras. Há encontros em que a palavra deve ser bem pensada, sentida, vivida, e há encontros em que a vida pára para que as pessoas vivam. São muitos e diferentes encontros. As reflexões brilhantes do querido amigo e irmão Alcindo em “Os Encontros de Jesus”, nos dão a dimensão clara do significado que esse acontecimento teve na vida daqueles que tiveram um encontro com Jesus de Nazaré. Todos os que se encontraram com ele tiveram a vida marcada e transformada. Ninguém deixou um encontro com ele sem ser tocado quer por suas palavras, suas atitudes ou por seu maravilhoso olhar. Encontrá-lo é ver a Palavra nos penetrando, fazendo-se desejável, manifestando-se como meio da graça, fazendo-nos adoradores e conscientizando-nos da necessidade do arrependimento e da salvação. Encontrá-lo é encontrar consolo e conforto para nossas dores; é encontrar o próprio sentido da vida; é vê-lo transformando nossa história de vida em “antes e depois” desse encontro. Minha oração é que Deus use este livro para levá-lo a um encontro com o Senhor Jesus que mude também sua vida (Hilder Campagnucci Stutz - Pastor da Igreja Presbiteriana em Alphaville).

ALMEIDA, Alcindo. Conselhos para uma vida sábia - Série Intimidade com a Palavra Livro de Eclesiastes. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Numa época em que somos desafiados pelo “Senhor Mercado” a levarmos uma vida ‘fast”, vazia de significados e sem tempo para reflexões mais profundas, eis que aparece um pastor, comprometido com Deus, como o seu Reino e a sua justiça, disposto a desafiar uma nação inteira a parar, pensar e ter, sim, uma vida mais sábia. Alcindo Almeida é meu amigo de longa data. Já choramos, sorrimos, brigamos, brincamos e, sobretudo, servimos juntos ao Senhor dos senhores. Fiquei extremamente feliz pelo fato de ele ter coragem para abordar o livro mais instigante da Bíblia Sagrada, o livro de Eclesiastes, que foi escrito pelo sábio rei Salomão. O livro de Eclesiastes, por si só, trata-se de um grande desafio, pois, apesar de ter sido escrito há muito tempo atrás, é absolutamente atual nas suas considerações e conclusões. Salomão trata das questões simples da vida cotidiana até questões mais inexoráveis como a morte. Ele não se intimida e nos coloca contra a parede para que busquemos uma vida com sabedoria e entendamos melhor o sentido dela própria. Contém 232 páginas.

ALMEIDA, Alcindo. Dores, Lágrimas e alegrias nos Salmos. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Volume1. Neste livro de reflexões nos Salmos do Antigo Testamento, Alcindo nos convida a mergulhar numa vida de adoração, tendo como base, a certeza que os Salmos nos dão de que Deus está sempre ao nosso lado, independente das circunstâncias. Através destas reflexões nos deparamos com um Deus que entende a nossa dor, se compadece de nossas lágrimas e é capaz de colocar um novo cântico em nossos lábios. Um cântico de alegria e louvor. Além das aplicações práticas e do conforto para a vida diária, em várias reflexões desta coleção encontramos informações sobre o contexto histórico dos autores e do povo de Deus. Isso nos aproxima mais dos Salmos e nos ajuda a perceber que tanto os autores como os personagens foram pessoas como semelhantes a nós.

 
ALMEIDA, Alcindo. Dores, Lágrimas e alegrias nos Salmos. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Volume 2. Podemos notar que talvez a razão pela qual os Salmos encantem o nosso coração é que essas orações expressam o que muitas vezes sentimos, sem dizermos uma única palavra. Ao lermos os Salmos construímos uma gramática para a vida.Emmeio aos caminhos e percalços da vida, o salmista identifica rotas, sinais, valores e referenciais. A constatação é que a vida só faz sentido se ela é construída a partir de Deus. Soren Kierkegaard disse que “a maior felicidade de um ser humano é a de ser ajudado por Deus”. Nos Salmos fica claro que Deus nos ouve e deseja ser ouvido por nós. Geralmente oração é definida como falar com Deus. Os Salmos mostram uma realidade diferente; oração é um ato interativo: “falar convergecomouvir”. Acredito que esse é o convite que Alcindo faz a mim e a vocês. O seu coração pastoral escreveu devoções para que ouçamos a voz de Deus através dos seus escritos. Mas, Alcindo deseja também que a nossa reação produza “Salmos” que registrem o que está gravado na nossa alma. Este livro chega numa boa hora! A nossa cultura performática, funcional, construída no desempenho narcotizante cria personas que simulam vidas. Alcindo com os seus “Salmos” está nos desafiando a ouvir a Deus, expressar a ele os nossos sentimentos e nos submeter aos seus valores e princípios (Roberto Ferreira).

ALMEIDA, Alcindo. Dores, Lágrimas e alegrias nos Salmos. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Volume 3. Neste livro de reflexões nos Salmos do Antigo Testamento, Alcindo nos convida a mergulhar numa vida de adoração, tendo como base, a certeza que os Salmos nos dão de que Deus está sempre ao nosso lado, independente das circunstâncias. Através destas reflexões nos deparamos com um Deus que entende a nossa dor, se compadece de nossas lágrimas e é capaz de colocar um novo cântico em nossos lábios. Um cântico de alegria e louvor. Além das aplicações práticas e do conforto para a vida diária, em várias reflexões desta coleção encontramos informações sobre o contexto histórico dos autores e do povo de Deus. Isso nos aproxima mais dos Salmos e nos ajuda a perceber que tanto os autores como os personagens foram pessoas como semelhantes a nós. Eu recomendo aos leitores que tenham este livro sempre a mão, seja na cabeceira da cama ou na mesa do escritório. Pois, diariamente nos deparamos com situações semelhantes àquelas vividas pelos autores dos Salmos. Assim através da mensagem dos Salmos, expressa nas reflexões de Alcindo, poderemos perceber o cuidado de Deus, experimentar o consolo do Pai, sentir encorajamento da Palavra e encontrar a motivação necessária para continuarmos nas lutas da vida (Adrien Bausells).

ALMEIDA, Alcindo. Vivendo na presença do Pai. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Vivendo na presença do Pai, é um livro que nos faz refletir e exercitar a nossa intimidade com Deus. Quando temos consciência de que precisamos viver na presença de Deus, sentimos de maneira impressionante o seu toque no nosso coração. E este toque é precioso demais porque é íntimo e tão pessoal que revoluciona a nossa maneira de amá-lo e servi-lo.

ALMEIDA, Alcindo. Silenciando o coração diante do Pai. São Paulo: Editora Fôlego, 2008. Silenciando o coração diante do pai. Este é o título do novo livro do pastor Alcindo Almeida. Nele, o autor discorre sobre dois grandes princípios de Deus: como Ele gerencia a nossa vida através de seus propósitos e como nos responsabilizamos como eleitos, em cumprir sua vontade. Para saber mais sobre o livro. “Sinceramente, duvido que alguém leia este livro e não pare para refletir a respeito de como anda, com o que sonha e quais são as motivações e projetos que deveriam comandar e dar razão à sua alma e coração. Isto pelo fato desta obrar tratar exatamente sobre assuntos que têm a ver com a nossa vida prática, com a nossa devoção, com os nossos valores, com a nossa ética e com a nossa santidade.Coisas que devem ser governadas em nossa vida pelo profundo senso de reverência e dependência de Deus que precisamos ter, resgatar e até mesmo desenvolver em nossa caminha cristã” ( Pr. Nélson Gonçalves Abreu Junior).

ALMEIDA, Alcindo. Uma fonte para a espiritualidade. São Paulo: Abba Press, 2007. Quantas vezes você já procurou uma palavra de conforto ou esperança para você ou para ajudar um amigo, ou mesmo para pregar na igreja e não encontrou? Nesse mundo estressante em que vivemos é muito comum passarmos por uma situação dessas. Parece que estamos vazios; nossa alma bloqueada e a mente exausta. É nessa hora que esse livro do Pr. Alcindo Almeida faz grande diferença em nossa vida. “Uma fonte para a Espiritualidade” é um verdadeiro guia devocional, com centenas de idéias inspiradas em 84 reflexões bíblicas fáceis de ler e entender mas, profundas em seus significados e na edificação que produzem.

ALMEIDA, Alcindo. Salmo 23: descanso no pastor da nossa alma. São Paulo: Arte Editorial, 2007. Esta é uma das obras literárias de Alcindo Almeida, autor incansável, cuja produção literária vem crescendo a cada dia. Neste volume, ele apresenta aos seus leitores reflexões sobre um dos salmos mais expressivos e conhecidos das Escrituras Sagradas, o Salmo 23 ou o Salmo do Pastor. A sua abordagem deve ser levada a sério, pois o autor traça paralelos com os sentimentos do autor, o rei Davi, que o escreveu a cerca de três mil anos, e suas implicações e aplicações para o homem moderno. O Pr. Alcindo estudou a fundo a matéria deste livro e assim pode apresentar argumentos sólidos e uma farta bibliografia. Além disso, um guia de estudos no final de cada capítulo poderá se desdobrar em diversas aplicações em classes ou em grupos de estudos, ou mesmo para revisão pessoal. Certamente a leitura de Salmo 23, descanso no pastor da nossa alma acrescenta um renovado interesse à leitura e a reflexão sobre o Salmo 23.
 
ALMEIDA, Alcindo. Senhor, cura a minha alma!. São Paulo: Abba Press, 2005. Em seu livro "Senhor, Cura a Minha Alma!", Alcindo oferece ao leitor o acolhimento e a esperança que vem do Senhor. Todos nós - em nossa história de vida - passamos por momentos de aflição, mágos, desapontamento, dores e amarguras. Alguns de nós passam ainda por sofrimentos indescritíveis e incompreensíveis. Mas, de uma maneira sobrenatural e amorosa, Deus os acompanha na travessia do sofrimento - mesmo que nem sempre se veja dessa maneira - e os coloca a salvo em lugar seguro.

Comentários

Kamille Raupp disse…
Bom dia!
Meu nome é Kamille e o pastor Glenio Paranagua fez parte da minha infancia ate adolescencia, hj nao moro mais no Parana, mas gostaria muito que ele celebrasse meu casamento, seria possivel me passar algum contato dele??

Obrigada,

Postagens mais visitadas