A prática do silêncio

Um dos principais problemas na sociedade é que todo mundo corre demais e no meio dela perdemos a noção do silêncio. Ele se tornou algo bastante temeroso. Henri Nouwen diz que para a maioria das pessoas, o silêncio cria irritação e nervosismo. Muitos o experimentam não como algo pleno e rico, mas vazio e sem valor. Para eles, o silêncio é como um abismo escancarado que pode engoli-los.
A Bíblia nos convida a silenciar o coração para cultivar a presença de Deus em nós. O texto sagrado diz: Guarda silêncio e ouve. Como precisamos de silêncio da alma para cultivar a preciosa comunhão com o nosso Deus. Como precisamos do silêncio para ouvirmos a voz do Eterno e recebermos discernimento para a vida. Como precisamos do silêncio para buscarmos a vontade e querer divinos. 
Temos muita agitação nessa vida. Temos o que fazer em muita medida, mas não podemos deixar de silenciar o coração para ouvir a voz profunda de Deus e saber o que Ele quer fazer em nós.
Gosto sempre de começar todas as manhãs na igreja com a devoção no coração. Gosto de sentar e silenciar o coração para ouvir Deus dentro de mim. Como necessito desse tempo a sós para enfrentar todas as demandas da vida.
Henri Nouwen diz que "o coração de Deus é o lugar onde encontramos nosso verdadeiro eu". Quando oramos em silêncio no coração, nos encontramos também com a graça e amor do Eterno Deus e ali desfrutamos de uma comunhão profunda e verdadeira! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas