Há excelências que não bastam na vida

- Texto para Reflexão: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como o obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade (II Tm. 2.15).
 
Há pessoas nas igrejas que são virtuosas, há pessoas que são determinadas e prestativas como o rei Saul, porém, elas são fracas espiritualmente como ele o foi. Há pessoas que são zelosas como o sacerdote Eli, às vezes, o zelo delas é algo impressionante, mas da mesma forma que Eli foi desaprovado por Deus, por ser um mau pai, muitos da mesma forma o são hoje também, mesmo sendo extremamente zelosos.
Infelizmente o zelo é uma das virtudes que não pode andar só. Saulo por exemplo, fora zeloso, mas em perseguir a igreja. Não basta ter a valentia, como a de Gideão, se não for acompanhada de perseverança.
Hoje como cristãos, tendemos a subestimar a necessidade das virtudes andarem acompanhadas de outras questões importantes na vida. Às vezes, em nome da sinceridade, algumas pessoas absorvem disparidades bíblicas.
É muito bem possível estar sinceramente errado. Notem que a sinceridade é uma virtude excelente, mas usada sem sabedoria, sem discernimento, pode provocar um grande erro, e assim, anulá-la como virtude. A fé que é uma virtude do cristianismo necessita ser acompanhada de perseverança e também de bom senso. Porque se não, a fé como virtude é anulada também.
Para termos virtudes no crescimento espiritual e cultural, não basta ter a virtude da sabedoria, também é preciso ter a virtude da coragem, coragem esta para ler e muito a Palavra e outros livros. Lembro- me de uma afirmação de Ricardo Gondim em seu Livro Os santos em guerra:
 
“A leitura interdisciplinar adiciona contribuição de diversas áreas do amadurecimento humano. A leitura gera uma análise mais crítica daquilo que se aprende. Isso promove o bom senso. Ler produz a capacidade de pensar corretamente, atributo necessário à leitura da Palavra” (RODRIGUES, Ricardo Gondim. Os santos em guerra. São Paulo: ABBA, 1994, p. 154).

Se observarmos estes detalhes acerca das virtudes serem acompanhadas por outras qualidades importantes para que haja uma soma na vida, com certeza, melhoraremos em nossos relacionamentos com as esposas, com os esposos, com os filhos. E teremos uma vida mais sadia e mais comprometida com a Palavra do Senhor em todos os sentidos dela.
Que o Senhor nos dê graça para isso!
_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas