sábado, 21 de junho de 2008

Louvando ao Pai porque ele redime a nossa vida do abismo


- Texto para reflexão: Quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia (Salmo 103.4).

James Houston diz:

“Tornar-se cristão significa demolir nossa identidade baseada no auto-enclausuramento como indivíduo – que significa literalmente “in – humano”. Ser humano significa ser social, isto é, tornar-se mais aberto não só para os outros, mas também se reconstruir radicalmente como pessoa em Cristo” (Houston, 2002, p. 13).

Realmente ser humano significa ser social e se tornar mais aberto não só para os outros, mas também se reconstruir radicalmente como pessoa em Cristo. É exatamente o que Davi diz no versículo 4. O Senhor redime a nossa vida da cova de tal maneira que temos liberdade na vida, temos a graça de nos relacionar novamente com a criação e com o criador. Esta realidade nos faz lembrar de novo do filho pródigo. A sua situação estava totalmente horrível! Ele estava no abismo, ele estava na cova do pecado. Longe da casa do Pai. Ele estava sem perdão, ele estava com feridas inúmeras na alma. E aí o Senhor o remiu, o tirou do abismo de pecado e o trouxe para o lar do amor do Pai. Conosco é assim que Deus faz, ele tem amor sem limites. Um amor que está pronto a perdoar não dependendo de nenhuma resposta nossa.
Deus é o Deus que nos tira do abismo e nos faz voltar para casa (NOUWEN, 1997, p. 86) Bendigamos ao Senhor por tão grande benefício no coração!
Davi diz no versículo 4 parte na b que o Senhor nos coroa com a sua graça. Deus perdoa, sara, redime e nos dá a sua graça. O que é graça?
Graça é o fato de Deus dar aquilo que merecemos que é a sua salvação. Ou seja, ele nos perdoa através de Jesus e sara a nossa alma. Ele nos redime e nos leva por sua graça para a casa dele. Bendiga ao Senhor a nossa alma por tão grande benefício no coração!
Davi continua afirmando as bênçãos que dá. Deus nos faz ter paz e nos leva para a sua casa. Lá ele nos farta e nos enche de bens que um filho pode ter na presença, no convívio com o Pai (ler o versículo 5a).
Desde a nossa juventude até a nossa idade tenra Deus jamais deixará de trazer providência para a nossa existência.
Esta é uma verdade que traz consolo e aumenta o nosso relacionamento com Deus. Porque pertencemos a Deus de eternidade a eternidade. A sua graça nos cobre todos os dias. Somos amados de Deus e, por isso, ele nos redime na vida. O nosso tempo aqui na terra, curto ou longo, é apenas uma parte de toda a vida de remissão que Deus nos deu através de Jesus Cristo. Isto gera adoração e louvor ao Deus que nos remiu e nos amou em Jesus. Nós só podemos orar bendizendo o Deus que nos resgatou de maneira profunda das trevas e por sua bondade infinita nos levou para o Reino da luz. Por isso, o nosso cântico deve ser: Bendigamos ao Senhor por tão grande benefício no coração!

Alcindo Almeida - IGREJA PRESBITERIANA DE PIRITUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário