terça-feira, 24 de junho de 2008

Família: é tempo de recomeçar


- Texto para a reflexão:
Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta (Salmo 127.1-5).

A família é o presente de Deus, ela é uma grande idéia de Deus. Só que algumas pessoas só percebem isto quando passam por momentos complicados e difíceis na vida. É o caso do homem do filme "Tempo de Recomeçar" estrelado por Kevin Kline.
O filme narra a história de que ele se separou da mulher e o filho adolescente se tornou um rebelde que odiava a mãe e não queria ver o pai nem pintado.
O pai estava aguardando a sua aposentadoria e infelizmente depois de 20 anos na Empresa, foi demitido e descobriu que estava com câncer. Ele tinha um sonho de derrubar a sua casa velha e construir uma casa de madeira em frente ao mar. E gostaria de deixar para o seu garoto. Resumindo tudo, este homem aprendeu a valorizar a vida familiar, despertou e recomeçou a vida antes que fosse tarde e influenciou muita gente ao seu redor.
O Salmista nos diz algo sério e valoroso para a realidade da família: Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Saibamos dessa verdade: se de fato Deus não edificar a família (casa) será inútil qualquer projeto, qualquer ação.
Há quatro atividades do homem que precisam da ajuda de Deus:

1. A Casa: É o lar que precisa da direção do eterno Deus.

2. A proteção da cidade: O texto afirma que se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Jerusalém tinha segurança total, mas se Deus não guardasse a cidade, ela seria invadida pelos inimigos. No lar, precisamos da graça de Deus. Se ele não guardar o filho das drogas, e menina da prostituição. Se Deus não guardar a esposa e o marido no trabalho. Se Deus não proteger o lar dos ataques terríveis da sociedade, ele está perdido.

3. Trabalho com significado:
O salmista fala que sem a perspectiva de Deus nessa casa (lar) será inútil levantar de madrugada, repousar tarde e comer o pão de dores. Talvez aqui seja a figura de um agricultor. Ele se levanta cedo e trabalho de maneira dura no campo. Ele trabalha tanto que come com ansiedade. O salmista fala da realidade espiritual. Quando Deus supre essa área na vida há tranquilidade e significado. Quando trabalhamos por alimento sozinhos não há significado nisso. Se Deus não der disposição e satisfação não faremos nada com prazer e significado. Sem Deus nosso trabalho é absolutamente infrutífero!

4. Descanso para a vida:
O texto nos afirma que Deus supre aos seus amados enquanto dormem. A pergunta que vem ao nosso íntimo é: quem manda o sono e permite que tenhamos bom descanso? Claro que é o grande criador e sustentador da vida. Se ele não nos der descanso na vida não temos sossego. Não temos tranquilidade na vida. Para a restauração da parte física é importante demais. E vejam que isso tem muito a ver com a boa edificação da casa. Já pensaram se todos da casa estão cansados. Imaginamos como ficará o temperamento do filho sem sono e sem descanso. Da filha chegando do trabalho e da mãe que tem que fazer a comida e não conseguiu dormir a noite toda. O pai que está há três noites sem dormir. Esse lar virá um caos! Louvado seja Deus que ele dá o sono e nos abençoa enquanto dormimos.

O Salmo encerra com essas palavras: Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta
É tempo de despertar e recomeçar a vida relacional, percebendo o presente que o Pai nos deu, a família. Os filhos são herança de Deus e o fruto do ventre o seu galardão. Então precisamos despertar o nosso coração para perceber que não sabemos quanto tempo temos aqui na terra. Então aproveitemos as oportunidades de valorizarmos o espaço com a família. Passemos uma tarde ao lado da nossa esposa. Demos um abraço nos filhos. Tomemos um café com o nosso pai e escutemos um pouco das idéias e sentimentos dele. Visitemos a nossa avó, o nosso avô.
Aprendamos que o amor da esposa e filhos, vivido e provado nas rotinas ordinárias da nossa casa, são instrumentos da providência divina que preservam a saúde espiritual e emocional do nosso coração.
Não deixemos para recomeçar quando as portas se fecham, quando não temos mais oportunidades de cultivar a nossa família.
O homem e a mulher que temem ao Senhor e quem tem o controle da casa por ele, estes têm uma felicidade incomparável – idéia de uma aljava cheia de flechas.
Em nome de Jesus despertemos e recomecemos agora e valorizemos o presente de Deus que é a nossa família e lembremos que uma família que é família vive sempre sendo edificada pelo Senhor dela.

Pr. Alcindo Almeida
IGREJA PRESBITERIANA DE PIRITUBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário