sexta-feira, 6 de junho de 2008

O CORAÇÃO NA PALAVRA....

- Texto para reflexão: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz. E mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. E penetra até a divisão de alma e espírito e de juntas e medulas. E é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4.12).

O ceticismo a respeito da revelação divina e dos fundamentos cristãos deu margem ao questionamento mais amplo que abandona toda idéia da unicidade da verdade, e com isso qualquer esperança de unificar o conhecimento humano.
Diante disto surgem algumas perguntas para nós? O que significa viver no segredo da face de Deus? O que significa viver imerso na presença de Deus? O que significa ouvir a voz do eterno em nosso coração? Onde podemos ter exortação, correção e encorajamento para viver em dias tão complicados e corridos?
Com toda a certeza a resposta destas perguntas está na Palavra de Deus, na própria voz de Deus por meio da Escritura. Então o que a Palavra é para nós?

A Palavra de Deus é viva e eficaz:O texto afirma no versículo 12: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz.Agostinho diz que da cidade santa Deus enviou carta para os seus servos: as Sagradas Escrituras. Elas tratam do nosso coração porque elas são vivas e ativas em nosso interior. A Palavra de Deus aplica o seu poder na vida dos eleitos com o fim de provocar reconhecimento da verdade que está contida nela. A Palavra de Deus é aplicada em nós para que jamais fujamos da graça de Deus. A Palavra de Deus é aplicada em nós para que vejamos de fato o quanto ela é poderosa e ativa.
Ela é mais cortante do que qualquer espada de dois gumes:O texto afirma: E mais cortante do que qualquer espada de dois gumes.Por ela ser tão poderosa e eficaz é mais cortante do que qualquer espada. Ela atua de maneira restringente até na vida daqueles que não a respeitam, daqueles que não andam com Deus. Ela penetra o coração do ímpio mostrando juízo. Ela faz a sociedade viver de maneira mais temente e valorizando alguns princípios da criação.
Ela é a que penetra até a divisão de alma e espírito, de juntas e medulas:O texto afirma: E penetra até a divisão de alma e espírito e de juntas e medulas.A Palavra de Deus é poderosa para verificar todas as afeições do nosso coração. Tanto as intelectuais como as emocionais. A idéia de divisão de alma e espírito, de juntas e medulas é que ela testa a alma toda de um ser humano. Ela explora todos os pensamentos e sonda toda a nossa vontade e desejos do nosso coração. Ela penetra as juntas expressando que não há nada oculto numa pessoa que ela não descubra.
Ela é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração:O texto afirma: E é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
A Palavra é capaz de trazer à mente humana a luz do conhecimento. Não trevas que impeçam o penetrar da Palavra no coração humano. Às vezes, estamos tristes, desanimados e enganamos as pessoas que estão ao nosso redor, mas diante da Palavra que é apta para discernir tudo, não conseguimos. Porque ela dissipa tudo, descobre tudo, penetra todo o nosso ser. A Palavra de Deus descobre as angústias que afligem a nossa alma no mais profundo dela. Ela descobre os pensamentos impuros que nos afastam da graça de Deus. Ela descobre os planos horríveis que maquinamos contra o nosso próximo.
Algumas dicas para um imersão neste livro santo:

Meditemos diariamente nas Escirturas e cresceremos na graça e no conhecimento de Deus:
Meditação é o ato de trazer à mente as várias coisas conhecidas sobre os procedimentos, as peculiaridades, os propósitos e as promessas de Deus; pensar, deter-se nelas e aplicá-las à própria vida. É a atividade do pensamento santo, conscienciosamente apresentado diante de Deus, sob seus olhos, com seu auxílio e como meio de comunhão com ele.
Humilhemo-nos enquanto contemplaos a grandeza de Deus na Palavra:
O resultado de quem lê e medita na Palavra deve ser o de humildade. Porque enquanto contemplamos a grandeza e a glória divinas e nossa insignificância e pecaminosidade. Enquanto contemplamos as riquezas insondáveis da divina misericórdia manifestada no Senhor Jesus Cristo vemos o quanto necessitamos da graça e amor de Deus por meio da sua Palavra.

Lembremo-nos: os que conhecem a Deus têm grande alegria nele:
Não existe paz comparável à da pessoa que tem a mente imbuída da plena certeza de conhecer a Deus, e de que Deus o conhece. Este relacionamento garante o favor de Deus na vida, na morte e para sempre. Que a graça do eterno seja sobre nós.
____________________________________________________________________
CALVINO, João. Comentário aos Hebreus. São Paulo: Paracletos, 1997.
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado. São Paulo: CANDEIA, Vol. V, 1995.
PACKER, J. I. O Conhecimento de Deus. São Paulo: Mundo Cristão 2005.
PETERSON, Eugene. Coma este livro. São Paulo: Mundo Cristão, 2004.


Alcindo Almeida - IP Pirituba - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário