Pular para o conteúdo principal

Leituras em março de 2019


1. LEWIS, C.S. Sobre histórias. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2018 C.S. Lewis era um ávido leitor, capaz de ir de um assunto para outro com enorme facilidade e destreza. Isso fica evidente na coletânea de textos reunidos neste livro inédito — incluindo ensaios, artigos, resenhas críticas, tributos, dentre outros gêneros. Sobre histórias mostra um outro lado da vida de Lewis: a de brilhante acadêmico e professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, onde ficou conhecido por suas palestras geniais e profundas sobre literatura. Contém 272 páginas. 

2. AGOSTINHO, Santo. Diálogo sobre a felicidade. Lisboa – Portugal: Edições 70, 2014. Tema frequente no pensamento antigo e abordado pelas várias escolas helenísticas, o tema da 'vida feliz' (no sentido ético) é aqui inserido por Santo Agostinho - ainda no início da sua produção filosófica - no âmbito de uma reflexão de cunho teocêntrico. Contém 120 páginas.

3. RUE, Nancy. Manual para pais de garotas descoladas. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2013. Aquela garotinha que antes corria em sua direção toda vez que você chegava em casa, hoje mal lhe dá boa noite. De uns tempos para cá, ela anda mais reservada e conversa pouco com você. Mas não é nada pessoal. A sua garotinha só está na adolescência. Talvez perceber que ela cresceu não seja tão fácil assim, mas lembre-se que essa é uma fase difícil para ela também. Existem várias mudanças acontecendo com ela, tanto físicas como emocionais. E nem sempre ela sabe lidar com todas elas. O fato é, que sua filha precisa de você agora, da sua amizade, e da sua orientação. Assim ela se tornará uma mulher segura e autoconfiante também. Nancy Rue, escreveu um manual como esse para as mães, e agora traz um manual tão completo quanto, mas para os pais. Com dicas fundamentais para você pai, construir uma relação forte com sua filha. Contém 176 páginas.

4.  PIPER, John. Moldado por Deus. Mente e coração em sintonia com os Salmos. São Paulo: Vida Nova, 2019. A Bíblia inteira ensina verdades e desperta emoções, mas Salmos é um livro especial, tendo sido o hinário de Israel e da igreja. Juntamente com os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, moldou o pensamento e as emoções dos primeiros discípulos. Moldado por Deus mostra como isso se dá: “Por meio desses poemas inspirados por Deus, ouvimos e sentimos o clamor poderoso de aflição, de vergonha, de arrependimento, de tristeza, de raiva, de desânimo e de perturbação. Entretanto, o que torna isso assombrosamente diferente dos sofrimentos do mundo é que tudo isso é vivenciado à luz da percepção do Deus que é pleno em soberania. Contém 80 páginas.

5. PIPER, John. Vivendo na luz: dinheiro, sexo e poder. Fazendo o melhor uso de três oportunidades perigosas. São Paulo: Vida Nova, 2019. Dinheiro, sexo e poder. Todo ser humano está inclinado a adorar essas dádivas. Os cristãos as enxergam com certa suspeita, mas Deus nos criou para desfrutar de todas elas.  Descubra nesta obra como manter essas três oportunidades perigosas gravitando na órbita para a qual foram projetadas. E aprenda a desfrutar de cada uma delas de uma maneira que garanta satisfação pessoal, sirva às pessoas e glorifique a Deus. Este livro revigorante traz novo alento e despertará para a glória resplandecente de Cristo, inspirando o leitor a tornar Jesus o centro gravitacional de sua vida. Quando isso acontecer, tudo vai mudar para você. Contém 128 páginas. 

6. PIPER, John. Quando a escuridão. Não passa. Vivendo com esperança em Deus em meio à depressão. São Paulo: Vida Nova, 2019. Até mesmo o cristão mais fiel e dedicado pode passar por períodos de depressão e escuridão espiritual, momentos em que a alegria parece inalcançável. Isso pode acontecer por diversas razões: pecado, ataque satânico, circunstâncias estressantes, doenças ou outras causas físicas. Em Quando a escuridão não passa, o objetivo de John Piper é trazer consolo e orientação para aqueles que estão enfrentando escuridão espiritual. Ao longo destas páginas, o leitor compreenderá o aspecto físico da depressão, o significado de “esperar no Senhor” em períodos de trevas, como os pecados não confessados podem obstruir nossa alegria e como ajudar aqueles dos quais a alegria parece distante. Com uma sensibilidade ímpar, Piper utiliza exemplos da vida real e constrói uma narrativa inteligente para mostrar por que temos muitas razões para ter esperança de que Deus nos tirará do poço do desespero e nos trará mais uma vez para sua luz. Contém 80 páginas. 

7. PIPER, John. Deus é o Evangelho. Um tratado sobre o amor de Deus como oferta de si mesmo. São Paulo: Editora Fiel, 2019. Todos os dons de Deus são amáveis somente enquanto nos levam a Ele. Isto é o que significa Deus é amor: o compromisso dEle mesmo em fazer tudo o que é necessário (a dolorosa morte de seu próprio Filho), para nos cativar com aquilo que é mais profundo e totalmente satisfatório - Ele mesmo. John Piper oferece-nos um livro que nos provoca a reconsiderar seriamente o cerne de nossa comunhão pessoal com Cristo, o alvo de nosso ministério e a própria vitalidade de nossas igrejas. As verdades bíblicas proclamadas aqui são profundamente desafiadoras em suas implicações. Nestas breves páginas, somos confrontados com a realidade última e definitiva do evangelho: ele nos leva, em Cristo, à presença do próprio Deus. “A vida eterna é esta”, disse Jesus, “que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Isso é o que torna o evangelho em boas novas. Contém 208 páginas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …