Deus nos dá temor diante dele e renova todas as coisas

- Texto para reflexão: Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto Deus faz para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi. Deus fará renovar-se o que se passou (Eclesiastes 3.14-15).

Sabemos que temos a corrupção herdada que os antigos designaram de “pecado original”, entendendo pelo termo pecado a depravação de uma natureza antes disso, boa e pura. Uma matéria de consenso geral, que pela culpa de um só, todos se façam culpados e, assim, o pecado se torne comum a todos.
É fato que a natureza humana foi manchada pela imputação do pecado de nossos primeiros pais Adão e Eva. E é fato também que hoje a nossa geração assumiu um silêncio estranho com relação ao pecado. Vemos que os programas exibidos na televisão, altas horas da noite discutem os impasses da humanidade.
Quando olhamos para a realidade brasileira, percebemos que alguns profissionais, estudiosos e até teólogos ridicularizam nossa necessidade de receber o perdão divino diante de tanta maldade e pecados cometidos que afetam a nossa santidade diante do criador.
É impressionante como nós seres humanos violentamos a terra, desperdiçamos recursos não renováveis. É incrível, mas deixamos cerca de 24 mil pessoas no mundo morrerem de fome por causa da ganância e do desrespeito com a criação. Isto num dia.
O Século XX viu mais massacre do que qualquer outro Século na vida humana. Com a primeira Guerra Mundial foram mais de 1 milhão de pessoas mortas. Nos anos 90 em Ruanda e no Sudão foram 3 milhões de pessoas mortas (LUCADO, Max. João 3.16. A mensagem de Deus para a vida eterna. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007, p. 51).
É fato que não temos dado crédito para os dez mandamentos porque furtamos a dignidade do ser humano, falamos mal e levantamos falso testemunho, adulteramos, matamos o nosso semelhante e não respeitamos o criador destruindo a própria natureza que ele criou. Por que disse tudo isto?
Porque Salomão afirma que Deus faz tudo nas obras da sua criação, no cuidado e na providencia da vida humana para que os homens o temam. Deus coloca o temor em nosso coração para que não destruamos a terra. Deus coloca o temor em nosso coração para que aprendamos a respeitar o nosso próximo.
Deus coloca o temor em nosso coração para que vivamos com a noção correta e verdadeira, de que Deus, é soberano e tem planos para a nossa caminhada com ele. O tempo passa e tudo acontece de maneira cíclica, mas o melhor de tudo é que Deus faz renovar tudo.
E quero crer que tem a ver não somente com os acontecimentos da história e os eventos de cuidado que sempre se repetem vindo do trono do criador. Tem a ver com a renovação do nosso coração para nos ensinar que Deus é promotor e criador do trabalho que dignifica a nossa humanidade e o nosso significado como criação dele.
• Para refletir e viver:
Num dia ele voltará como Cristo prometeu e renovará esta terra para habitarmos com ele para sempre. Embora Salomão não tenha visto a Cristo, pela sabedoria dada a ele deve ter tido um vislumbre desta renovação divina por meio de Cristo.
• Esta realidade da renovação de todas as coisas nos faz crer mais no criador da nossa vida e louvá-lo porque ele sustenta e renova o Universo.
• A nossa missão dentro desta esperança de renovação é buscar a comunhão com o criador.
• Percebermos a sua presença em nós e nos lembrarmos que pertencemos a ele e reinaremos para sempre com ele quando completar a obra de redenção e renovação da criação. Como Paulo afirma em Filipenses 1.6: Aquele que começou a boa obra há de completá-la até o dia de Cristo.

Que ele nos ajude a viver em função desta promessa!
___________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas