Somos um ser social para fora

- Texto para reflexão: Tende o mesmo sentimentos uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde, não sejais sábios aos vossos próprios olhos (Romanos 12.16).
Há um livro de um filósofo católico que esteve em Oxford e também Quebec. O nome dele é Charles Taylor. O livro se chama A História do ser. É a história da identidade do ser através dos últimos dois milênios. Mas é um estudo fundamental, e que nos leva a entender a interpretação da identidade cristã ao longo do tempo. E isso nos ajuda a ter um pano de fundo diante do quadro que vivemos hoje.
Porque a base aristotélica de que eu tenho uma substância que pensa, nós passamos a construir na pós-modernidade a nossa identidade baseada num profundo individulalimso. E isto é causa fundamental do pecado de Adão e Eva. É a proposta do eu sou o meu próprio criador da minha própria identidade, eu faço, eu aconteço. Eu como do fruto e me torno como Deus. Este fator se tornou num grande campo de batalha interna na vida humana. Todos os dias enfrentamos esta batalha extremamente real.
A grande verdade é que o pecado origunal nos empurra sempre para dentro da individualidade e do egoísmo. Tem gente que diz: Como sou bom não é verdade? Eu posso tudo sozinho!! Que tristeza é o egoísmo humano em querer ser melhor, querer ser o principal ator na criação de Aba. É uma pena o que o pecado causou dentro de nós. Mas, pela graça e mais graça, Deus nos toca para sermos mais humildes mesmo como pecadores.
Por isso, Paulo nos convida para este ser social no Reino de Deus. Ele nos convida para termos mesmos sentimentos. Para derrubarmos o orgulho que impede a liberdade do ser com os outros. Ele nos convida para cultivarmos a humildade descendo para baixo. E Jesus é o melhor modelo para este caminho.
Só na perspectiva da humildade vencemos o oruglho e nos tornamos mais sensíveis a nossa verdadeira identidade no Reino de Deus: sermos seres socias que amam e são amados.
Que Deus nos ajude nesta construção!
_____________
Alcindo Almeida



Comentários

Postagens mais visitadas