quinta-feira, 5 de maio de 2022

O interior do ser


O livro de Deuteronômio é um dos maiores documentos teológicos da Bíblia. Jesus citou textos dele com mais frequência do que qualquer outro livro do Antigo Testamento. Como o último livro do Pentateuco e o grande convite de Moisés à vida em aliança com Yahweh, ele rompe com as amarras do Israel tribal e agrícola e chega ao centro das grandes questões do relacionamento entre Deus e os seres humanos. 
Podemos perceber ao ler o livro de Deuteronômio que o texto é um convite para que ouçamos a voz do Eterno Deus em nosso ser e vejamos o quanto Yahweh é cheio de graça, compaixão, amor e misericórdia para gente que não merece um fio do cuidado divino.
Chamo a atenção para esse texto: Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o Senhor, Deus de teus pais. Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. (Deuteronômio 6:3-8)
O convite é para que ouçamos as verdades sobre a Lei divina, e ao ouvirmos tem promessa de longevidade, de alegria em Deus. E a insistência em ouvir é para refletir que Deus é o único em nossa vida. Esse ouvir no interior, no coração precisa gerar um amor profundo pelo Senhor. Esse amor é praticado internamente, ele é de todo o coração, de toda a alma e com toda força. E esse jeito de amar a Deus e guardar a sua Lei, precisa ser ensinado para os nossos filhos. eles precisam ver como amamos ao Senhor com todo o nosso ser.
E o jeito de ouvir, amar e andar com Deus é constante, todo dia, em todo tempo e enquanto vivermos nessa terra. Nunca devemos deixar de respirar Deus no nosso ser. Caminhando, celebrando, trabalhando, estudando, correndo, jogando bola, cortando o cabelo, conversando com as pessoas, comendo e tomando banho. Em todos os momentos refletimos Deus no interior do ser.
Esse verbo ouvir é profundo no livro de Deuteronômio, somos convidados para ouvir Deus em cada parte do nosso ser! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário