O livro era relativamente pequeno, consistindo apenas de seis capítulos. No entanto, ele revela o coração daquilo que Calvino pensava ser vital não somente para a causa da Reforma, mas, principalmente, para o modo que ela preparava discípulos para Cristo e sua igreja. O capítulo 1 descrevia a lei e o evangelho, isto é, o conhecimento do pecado e da salvação. O capítulo 2 era sobre a fé, especificamente como a pessoa é justificada somente pela fé. O capítulo 3 cobria a oração e a importância da comunhão com Deus. (Com Calvino no teatro de Deus por John Piper)
Os capítulos 4 e 5 tratam dos falsos e dos verdadeiros sacramentos, que são apenas a ceia do Senhor e o batismo. Por último, o capítulo 6 mostrava como o cristão é livre, em questões de religião, de todas as inovações humanas porque está comprometido somente com a Escritura. (Com Calvino no teatro de Deus por John Piper)
Calvino revisaria e expandiria Institutas, mas essa primeira tentativa tornaria abundantemente claro o que ele considerava de importância primária não somente para a verdadeira religião, mas também para a reforma da falsa religião. “Calvino tornou claro que Cristo, fé, justificação, os sacramentos e a Escritura estavam no coração de sua compreensão de cristianismo.” Por que ele escreveu As Institutas da religião cristã? (Com Calvino no teatro de Deus por John Piper)
A carta dedicatória ao rei Francisco I da França nos dá uma pista. Nela, ele suplica que o rei não dê ouvidos às mentiras de seus inimigos, mas que veja o verdadeiro propósito por trás da visão da Reforma. Calvino estava preocupado porque seus inimigos afirmavam que os protestantes eram revolucionários que tentavam subverter a paz. (Com Calvino no teatro de Deus por John Piper)
Essas mentiras, segundo Calvino, tinham causado a perseguição de muitos de seus companheiros protestantes. Portanto, para proteger os protestantes e também para apresentar o que ele considerava ser a verdadeira religião, Calvino escreveu sua obra As Institutas da religião cristã. Assim, como estudioso da Palavra de Deus, Calvino enfatizou dois temas: a suficiência exclusiva da Escritura para a fé e a vida e a submissão ao que a Escritura ensina. (Com Calvino no teatro de Deus por John Piper)
Para nós, fica o grande desafio de estudar, ler, escrever e refletir sobre as doutrinas da fé cristã. O desafio de combater com amor, todas as heresias que ofendem o ensinamento correto das Escrituras Sagradas. Que digamos como Paulo: Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário