O José de Deus e não do Egito é um personagem do Velho Testamento que mexe com meu coração. O José de Deus passou por buracos e enfrentou vários perigos na vida, por causa da maldade das pessoas ao seu redor. Ele foi jogado num buraco e deixado ao léu. A história piorou antes de melhorar. Esse foi apenas o primeiro buraco da sua história. O texto afirma: Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia. E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água. Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. (Gênesis 37:23-25)
Depois de ser abandonado, ele foi vendido, virou escravo e parou numa prisão de maneira injusta, esses são mais dois buracos na vida desse jovem de Deus. José sofreu tudo o que nenhum ser humano gostaria de sofrer.
Quando olho para a vida de José, lembro dos buracos que fui jogado na vida também, nada comparado aos que José foi jogado, mas eles geram muita dor e muito sofrimento em nosso coração. Mas, quando olhamos para José, percebemos que nunca desistiu e a amargura nunca tomou conta do seu coração. A raiva e a vingança, nunca tomaram conta do seu coração, gerando ódio ou desejo de explodir com todos os que o feriram.
A alma de José nunca azedou e ele nunca perdeu sua determinação. E na hora que teve a chance de devolver os ataques feitos a ele, não o fez pela graça divina nele. Ele sobreviveu porque confiava não em si mesmo, mas na graça e providência divinas.
O José de Deus é um paradigma para o nosso coração em confiar na ação do Eterno Deus mesmo nos meio dos buracos que somos jogados nessa vida.
Agradeçamos a Deus por ter uma pessoa tão impactante para o nosso aprendizado no coração. Realmente José é um tipo de Cristo que soube viver pela graça, no meio das dores e perdas cruéis, duras, complicadas e tristes da vida.
A fala José de Deus no final de tudo foi: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração - Gênesis 50:19-21. (Alcindo Almeida)
Amém!!!!
ResponderExcluir