Cuidado com a ansiedade

A vida moderna tem levado cada vez mais as pessoas à ansiedade no coração. Temos um monte de demandas na vida, temos os desafios profissionais, temos as lutas para vermos os filhos formados e bem. Temos a correria da vida com todo o estresse dela. Tudo isso gera uma ansiedade dentro de nós. O que é ansiedade? 
Os especialistas dizem que ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. A palavra "ansiedade" tem origem no latim anxietas, que significa “angústia", "ansiedade”, de anxius = “perturbado", "pouco à vontade”, de anguere = “apertar", "sufocar”. O quadro de ansiedade vem acompanhado por sintomas de tensão, em que o foco de perigo antecipado pode ser interno ou externo. 
Interessante que esse quadro numa pessoa provoca um sentimento de algo ruim que está para acontecer. Mas, a Bíblia diz algo precioso demais para o nosso coração: Lança o teu fardo sobre o Senhor e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado (Salmo 55:22). Quando leio um texto como esse, penso no que Deus faz em nós no meio da ansiedade. Vejam que Davi tinha guerra no coração, talvez uma alusão ao seu próprio filho Absalão. Mesmo diante de tamanha pressão, Davi termina o Salmo com um desafio profundo para a vida espiritual: Lança o teu fardo sobre o Senhor e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado'. O convite é para que lancemos sobre o dono da nossa vida toda a nossa carga, toda a ansiedade, todos os desejos, as tristezas, os problemas e as tribulações do coração. 
O convite é para que coloquemos a nossa vida diante de Deus que cuida de todos os detalhes da nossa vida. E podemos fazer isso através da oração que clama por livramento e ação dele em todos os passos da vida. Davi sofre por causa dos seus inimigos, então ele pede o socorro e a justiça de Deus sobre os mesmos. Ele lança seus cuidados e ansiedade diante do Senhor. A ideia de sustentar é que Deus nunca deixará que sejamos abalados por qualquer situação que enfrentarmos. Por isso, Davi confia sempre em Deus. 
Confiemos em Deus e entreguemos todos os nossos desejos e ansiedades diante dele porque ele tem cuidado de nós a cada dia! A ansiedade é vencida por meio dessa dependência total do nosso Eterno Deus. Ele sabe de tudo que se passa conosco em todos os momentos da vida! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas