A inveja nos destrói

Afinal, o que é a inveja? Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia. A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza. A expressão popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está com inveja do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa. A Bíblia diz em Provérbios 14.30: O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Para ser bem literal à luz do que as Escrituras nos dizem, a inveja nos destrói por dentro! Temos que tomar cuidado com esse veneno chamado inveja. 
A inveja é um tormento para nossa alma. A inveja barra completamente nossa vida normal, porque ela nos impulsiona a querer ter o que o outro tem! Ela é um desejo envolvido com o ressentimento, sofremos porque não temos o mesmo que o outro. Então, essa falta em nós causa a inveja e ela adoece o nosso coração! No livro A Divina Comédia temos um conselho: “A inveja vos atormenta, porque os vossos desejos olham àqueles bens terrenos, dos quais tanto mais o gozo diminui quanto mais são os que nele participam". Desejos ilícitos, desejos fora dos padrões divinos, nos levam para a inveja, e como diz o texto, ela é a podridão para os ossos. 
Precisamos ver o sucesso dos outros sem tristeza, mas com alegria. Precisamos ter um coração grato por aquilo que Deus faz em nós, reconhecendo que outros podem ser melhores do que nós. Mas, cada um tem sua singularidade na vida. Precisamos matar pela graça esse ego que quer brilhar mais que os outros. E quando não brilha, sofre com o sucesso dos outros. Vençamos a inveja reconhecendo a graça divina em nós a cada dia, que nos livra da maldade e de qualquer coisa que não seja para depender de Deus! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas