O Deus soberano

No último sábado, estava mexendo em algumas coisas em casa, e ouvi um sermão de certo pregador da mídia. Quando de repente, ele fala: "A pior frase que podemos ouvir desse protestantismo é: Deus está no controle. Eu sou ateu e inimigo desse Deus. Porque se Deus está no controle por que tantas chacinas, assassinatos e tantos sofrimentos? O Deus que os protestantes chamam de soberano não passa de déspota elevado a infinita potência. O Deus que os calvinistas chamam de Deus da providência é um tirano de Maquiavel. Esse Deus é um frio executor de uma sórdida agenda". 
Confesso que fiquei para lá de decepcionado porque aprendi muito com esse pregador no passado. Era um modelo pastoral para o meu coração. Achei tão sérias essas afirmações, que a minha alma chorou por dentro. Porque tratar a soberania divina dessa maneira, é como jogar a Bíblia no lixo, é como abandonar todas as premissas da fé cristã. Porque a Bíblia fala de Gênesis a Apocalipse da direção, da soberania e do governo absoluto de Deus na historia da redenção. Não tem como escapar dessa doutrina básica da fé cristã. Deus é soberano e absoluto e sem sombra de duvidas, podemos dizer em qualquer momento delicado da vida: Deus está no controle. Essas são as palavras de um grande escritor e sistematizador de uma teologia cristocêntrica chamado Paulo: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação. Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós. Porque como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração (Atos 17:24-28). 
A realidade das Escrituras é o que importa, não o que o homem diz. A Palavra diz que Deus esta no controle, diz que nós vivemos, nos movemos e existimos nele. Porque ele é o soberano, absoluto e completamente soberano da nossa vida. Fica a dica para todos nós sermos bereanos na vida. Os bereanos receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade. Vejam se o que os pregadores pregam bate com as verdades das Escrituras! Chega de seguir as "falas humanas" que negam a verdade contida na Palavra! Sigamos a Palavra divina e as verdades essenciais dela em nome de Jesus! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas