Uma história de redenção

A nossa fé necessita ser aguçada pela história de José no Egito. Um homem que teve uma história de redenção e propósitos profundos de Deus realizados. Ele teve sonhos que falavam de sua futura eminência e da sua autoridade real. O texto diz em Gênesis 37 que esses sonhos causaram ciúme entre os irmãos, quando José, ingenuamente, contou a eles seus sonhos (Gn. 37.5-11). O ressentimento deles fortalecido pelo ciúme. Foi uma influência dominante dentro das experiências do grupo familiar. À medida que as experiências da família de Jacó eram expostas, ficou evidente que Judá e José eram os canais de bênçãos pactuais escolhidos por Deus. 
Tudo que aconteceu, mesmo no meio de injustiças, era propósito de Deus para preservar a família da aliança. Muitas questões acontecem na vida de José a partir do momento em que foi levado ao Egito. Neste período, José provou ter um caráter forte em circunstâncias adversas. José é escolhido por Deus para servir como seu agente pactual dentro do seu reino. E José desde o dia que saiu de sua terra, aprende a esperar em Deus na alegria e na tristeza. Ele aprende em seu coração que Deus transcendente, majestoso, imanente, onipresente, onisciente, eterno, onipotente, soberano, reto, justo, compassivo, gracioso e amoroso e nunca o abandonará. Ele sabe que Deus tem um tempo e propósito para tudo na sua vida. 
Bem, quando olhamos para José, pensamos num filme e não na realidade! Porque não conseguimos enxergar tanto sofrimento, abandono e tanta injustiça com uma pessoa como ele. Mas, é fato o que sucedeu na vida desse moço de Deus. José sofreu e aprendeu através da dor como depender de Deus. No meio de todos os pesares e lutas, aprendamos a enxergar a boa mão do Eterno em cada detalhe da nossa vida. Ele tem o controle de tudo, mesmo que soframos, mesmo que padeçamos, mesmo que o dia pareça escuro. Deus está no seu trono reinando e olhando para nós, ainda que pensemos o contrário! Descansemos em Deus que tem o controle da vida sempre! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas