Angústia da alma

A angústia é um assunto que não gostamos muito de lidar. O que é angústia? Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, e com ressentimentos aliados a alguma dor. Ela é um sentimento que nos acompanha desde o nascimento e nas situações da vida.
Quando olhamos para Davi, percebemos que sua alma estava angustiada. Então ele se abre diante do Eterno e pede o socorro: Vivifica-me ó Senhor, por amor do teu nome, por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia (Salmos 143:11). Realmente Davi lida com o confronto dos conflitos da angústia dentro dele e pelo visto parecia ser muito doloroso de suportar. Então, ele implora para que o Deus do seu coração, que conhece todas as suas emoções, resolva essa crise da angústia. E toda vez que ele pede a ajuda do Eterno, ele recebe, ele tem um lugar seguro em Deus.
Henri Nouwen disse: A minha angústia foi precisamente o lugar onde encontrei a alegria. Na hora da angústia podemos recorrer diante de Deus que nos traz segurança, conforto, refrigério e alivio no meio das crises. Elas são parte da nossa vida, a dor e a angústia andam dentro de nós porque temos as deformações na alma por causa da queda. Sofremos, pecamos, nos angustiamos, sentimos dor e experimentamos a angustia da alma. Mas, no meio de tudo isso, percebemos a alegria divina vindo em nós e nos ajudando a suportar os dilemas e crises da alma. Que a nossa oração seja essa: Vivifica-me ó Senhor, por amor do teu nome, por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas