O texto
diz: A serpente era
inteligente, mais inteligente que qualquer outro animal selvagem que o Eterno
havia criado. Ela disse à mulher: Será que entendi direito? Deus disse a vocês
que não comessem de árvore alguma do jardim? A mulher respondeu: Claro que não!
Temos permissão para comer das árvores do jardim. Só com relação à árvore que
está no meio do jardim foi que Deus disse: Não comam daquela árvore, nem mesmo
toquem nela, senão vocês vão morrer.
A desobediência
e o pecado obscureceram o quadro da criação. Embora Adão e Eva fossem
moralmente honestos, receberam o poder da escolha; e estavam sujeitos ao poder
do tentador a qualquer momento. Por isso, o teste foi inevitável na vida e
coração deles. O jardim foi uma criação cheia de provisões abundantes para os
dois e o ambiente do homem e da mulher não tinha nada que deixasse a desejar.
Uma proibição, contudo, fora feita ao homem e à mulher. Todas as árvores,
arbustos e guloseimas seriam deles, com exceção do fruto da "árvore do
conhecimento do bem e do mal". Esta proibição parece que formou a
atmosfera na qual as mentes humanas acolheram o apelo do tentador.
A narrativa em
Gênesis apresenta o sedutor como um dos animais, que era muito mais sagaz do que os outros. A
palavra hebraica dá a ideia de astúcia excepcional. Ela tinha o poder de falar
e falava livremente com sua vítima. Essa serpente era ardilosa e maliciosa, ela
era a representação clara de Satanás para este teste terrível na vida dos
nossos primeiros pais.
Agora vejam
que o método de engano que a serpente usou com Eva foi o de distorcer o
significado da proibição de Deus e então ridicularizá-la em sua nova forma. O
tentador fingiu surpresa diante de tal ordem vinda de Deus. Então procurou
abalar a fé da mulher semeando na mente dúvidas, suspeitas e falsos quadros do
Todo-poderoso e seus motivos. Foi uma tentativa deliberada de desacreditar a
Deus. Quando a fé falha, o firme fundamento da conduta moral entra em colapso.
Só falta um pequenino passo da incredulidade para o pecado e a desgraça.
Interessante
perceber no texto que a mulher nem percebe que conversar com o tentador sempre
é perigoso. Que tamanha incoerência da mulher, ela revela um desejo de entrar
num acordo com o tentador, de caminhar com ele para ter a possibilidade de
obter algo sobre o misterioso. Ela não tinha a vantagem das palavras usadas por
Jesus em Mt. 4.10 e a advertência de Tg. 4.7. Ela era inocente, ingênua e
confiante. Esse é o nosso grande problema diante do pecado. Damos vazão, somos
ingênuos e achamos que podemos enfrentá-lo. Gênesis 3 traz um problema sério
porque seres humanos dão vazão para aquilo que afetará para sempre a criação.
Ele que é o pecado desfigurará a imagem humana, tornando-a escrava de si mesma.
A experiência que Eva teve com o tentador mostra para nós hoje que não temos
habilidade e força para enfrentar tentações, delas nós apenas fugimos e
resistimos! (Alcindo Almeida).
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