Criados à imagem de Deus - Gênesis 1.27



O texto diz: E Deus criou os seres humanos; criou-os à imagem de Deus, refletindo a natureza de Deus. Alister Mcgrath disse algo precioso demais sobre a criação do ser humano: Os homens e as mulheres foram criados “à imagem de Deus” (Gn 1.27). Essa frase breve, mas profundamente relevante, abre o caminho para a compreensão correta da natureza humana e de nosso lugar na ordem criada (MCGRATH, Alister. Criação. São Paulo: Hagnos, 2012, p.80).
Ser criado à imagem de Deus é a ideia para identificar as faculdades intelectuais. O homem tem inteligência e raciocínio. Ele domina sobre a criação. Quem pensava desta maneira era Agostinho. O ser humano reflete a imagem de Deus como um ser pessoal que é. Ele é relacional e não pode viver solitário. Deus é o Deus da relação e vive com a Trindade sempre. Como diz Ricardo Barbosa: A proposta de Jesus contida em seu convite para sermos participantes desta comunhão, é para que não fragmentemos a Trindade. Ao contrário, passemos a nos referir a Deus, nas três pessoas da Trindade BARBOSA, Ricardo. O caminho do coração. Curitiba – PR. Encontrão, 1996, p.55. Ser criado à imagem de Deus é refleti-lo tendo domínio sobre a criação.

O homem foi colocado por Deus, como o senhor da terra e nesse sentido, ele é imitador de Deus, ele foi criado pelo Senhor como um rei, segundo o Salmo 8 ele tem domínio apesar de não ser Deus. O ser humano reflete a imagem de Deus por ter atributos essenciais. Nós como seres humanos, temos o poder intelectual para agir com inteligência. Se o homem deixar de ter intelecto, ele deixa de ser o que é, por isso, ele recebeu afeições naturais da parte de Deus. O ser humano tem espiritualidade, pois foi feito alma vivente. Ele é uma criação que reflete seu criador. Que coisa extraordinária, somos o reflexo do divino na nossa formação. Pensamos, agimos, elaboramos ideias, temos personalidade e somos seres relacionais. Bendito seja o nosso amado arquiteto divino que nos formou como pessoas! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas