Série Resgate - ontem na IPALPHA - Pr. Hilder Stutz




O Resgate: A noite em que ninguém dormiu -(Ex. 12.1-14)

Às vezes, alguns não conseguem dormir por causa de uma criança com dores ou uma febre. Não há propriamente história, só biografia (Ralph Emerson). As pessoas que fazem a história. Elas vinculam a vida das outras pessoas com histórias, com fatos.
Deus não faz história sem pessoas. Ele envolve gente na criação.
Todos nós na história somos um milagre divino. Deus preparou o Reino para fazermos parte dele na história. A história da páscoa em Israel é a mesma de hoje. O resgate na noite do texto de Êxodo 12 na noite em que ninguém dormiu pode acontecer hoje também.
 
1. Deus sempre tem um plano:

O Deus da história nos trouxe até aqui. A nossa vida não é um acidente. Ela é algo preparado por Deus. Deus nos amou e tem um plano de redenção para nós. O povo é peregrino na terra, fica como escravo durante 400 anos. E depois de muito sofrimento, o clamor deste povo chega aos céus. Moisés é escolhido para ser o instrumento de Deus para resgate do povo lá no Egito. Os sinais dos céus mostram a necessidade de Faraó deixar o povo ir para a terra prometida. A voz de Deus era para Faraó deixasse o povo ir. A mão de Deus pesa sobre o Egito. O dia da libertação do povo chega quando acontece a décima praga – morte dos primogênitos. O Eterno tem planos para a nossa vida e para isso, ele usa pessoas. O plano dele nos inclui.
 
2. A instrução virá:

Deus mostra como deveria ser a celebração da páscoa. A história da redenção começa com esta dica na vida do povo de Israel. Em Cristo há uma marca em nós como resgatados dele. Passamos da morte para a vida em Cristo Jesus. Nossa história foram 400 anos de luta e dor, escravidão total. E o Deus da aliança tira o seu povo da desolação e desgraça no Egito. Dt 6 – INSTRUÇÃO – Ouve oh Israel.

3. A disposição em obedecer:

Ouvir o que Deus diz é importante para a vida espiritual. Isso provoca resultados na vida com Deus. Faraó não deu ouvidos à voz de Deus, e os resultados foram fatais para ele e todos da sua casa. O povo de Israel faz história, Faraó apenas está na história dos museus. O povo de Israel está na história da eternidade e Faraó só na humana e tão somente nela.

Comentários

Postagens mais visitadas