Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Declaração de amor à juventude de Elben César
A edição da revista Ultimato de setembro-outubro de 2010 já está nas mãos dos leitores. Na capa, "Coração, juventude e fé - quem são, o que pensam e o que fazem os jovens evangélicos".
Prateleira abre espaço para o nosso diretor-redator, pastor Elben César, com a sua “Declaração de amor à juventude”, publicada na há exatos 27 anos, na edição de setembro-outubro de 1983: “Sinto necessidade incontida de fazer uma declaração de amor. Uma declaração de amor à juventude. Por seu entusiasmo, por sua coragem, por sua força, por seus ideais, por seu descomprometimento com a formalidade exagerada e com requintes desnecessários. É uma declaração sem bajulação, honesta. Inspirada no amor de Deus. Apoiada na força realizadora do próprio amor.
Minha declaração de amor não faz discriminação. Dirijo-a, portanto, aos jovens sérios e irresponsáveis. Aos puros e impuros. Aos que guardam a sua virgindade para ocasião oportuna e aos que se antecipam. Aos hetero e aos homossexuais. Aos ordeiros e aos baderneiros. Aos patriotas e aos entreguistas. Aos revolucionários e aos reacionários. Aos da direita e aos da esquerda. Aos crentes, agnósticos e ateus. Aos devotos e irreligiosos. Aos sóbrios e drogados.
Sabe por que a minha declaração de amor à juventude é despida de segregação? É porque tenho aprendido desde a minha própria mocidade que Jesus Cristo veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Ele amou o jovem rico que preferiu o dinheiro à vida eterna (Mc 10.17-22). Ele gastou tempo com a mulher samaritana que pulava de marido em marido (Jo 4.4-42). Ele não condenou a mulher apanhada em flagrante adultério e lhe deu chance de não mais pecar (Jo 8.1-11).
Ele perdoou a mulher pecadora e não permitiu que alguém a humilhasse (Lc 7.36-50). Ele entrou em casa de Zaqueu (Lc 10-1-10) e salvou publicanos e meretrizes (Mt 21.31). Ele morreu entre dois salteadores e ressuscitou no túmulo novo de um homem rico (Mt 27.38,60). Ele inventou a história do jovem que saiu da casa do pai, desperdiçou uma herança inteira com meretrizes, deu com os burros na água, mas voltou ao lar e reintegrou-se plenamente (Lc 15.8-32).
Sei que uma declaração de amor nestes termos me obriga a ouvir o clamor da juventude. Conduz-me ao diálogo. Faz-me assentar ao seu lado. E, porque não se trata de uma declaração de amor leviana e inconsequente, eu também me obrigo a endireitar as veredas do Senhor (Is 40.3). Eu me coloco nas mãos dele para denunciar a falta de análise, o engano, o erro, a mentira, o desvario, o desvio.
No afã desesperado de impedir a perda de tempo, o colapso da inteligência, o bloqueio mental, a frustração, o tédio, o vazio, a autoantipatia, o suicídio da felicidade. O mesmo amor exige que eu fale da esperança cristã à juventude e lhe apresente o Deus que está acima dos homens, acima da injustiça social, acima da poluição ecológica, acima das drogas e do sexo ilícito, acima da guerra nuclear, acima de tudo e de todos!”.
Novo livro de Francis Schaeffer
O SENHORIO DE CRISTO DEVE INCLUIR O INTERESSE PELAS ARTES.
Para Francis Schaeffer, o cristão deve usar as artes para glorificar a Deus, não simplesmente como propaganda evangelística, mas como algo belo para a glória de Deus.
A Arte e a Bíblia é uma obra fundamental para cristãos atuantes no mundo das artes. Neste clássico, Schaeffer examina o registro escritural da utilização de várias formas artísticas e estabelece uma perspectiva cristã sobre a arte. Com clareza e vigor, ele explica por que “o cristão é alguém cuja imaginação deve voar além das estrelas”.
Dizem por aí…
“Excelente… Tanto para artistas quanto não-artistas.” Christianity Today
“Excelente… Tanto para artistas quanto não-artistas.” Christianity Today
“A Arte e a Bíblia é um manual sobre criatividade bíblica e pode falar a uma geração completamente nova.” Michael Card, cantor e compositor, autor de Cristo e a Criatividade.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Vivendo pela graça de Deus
- Texto para Reflexão: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza ( II Cor. 12.9).
Estamos no novo Século e vivendo um momento de muita velocidade na vida. A tecnologia do final de Século nos impulsionou a correr e correr cada vez mais. Tanto que nós não temos mais paciência para permanecermos sequer 10 minutos numa fila de banco, agora já temos caixa rápido que nos possibilita fazer um depósito em menos de 2 minutos.
Na vida cristã temos vivido momentos de imediatismo. O povo de Deus não quer que uma resposta dure mais que uma semana. O povo de Deus não tem paciência para esperar as respostas de Deus no seu tempo.
Só que esta não é a perspectiva dada pela Palavra de Deus, pois ela ensina-nos a viver sempre sob a graça de Deus. Quando o apóstolo Paulo estava em crise com o espinho na carne, Deus disse a ele: A minha graça de basta.
Sendo assim, nosso interior não precisa ser escuro, nossa vida não precisa ser pálida, nosso íntimo não precisa ser fraco, não há o porquê de vivermos uma vida corrida como verdadeiros loucos. Pois, afinal de contas, nós não somos filhos da desgraça, ao contrário somos revestidos de uma graça radiante dentro do nosso coração que nos faz viver com tranqüilidade diante de nosso Pai Celestial.
Numa época de tanta velocidade é bom que paremos um pouco e reflitamos sobre a idéia de vivermos sob a graça de Deus, pois, ela é absolutamente suficiente e eficiente para tudo o que fazemos no nosso dia a dia.
A graça de Deus na nossa vida se multiplica quando nós cremos que os espaços vazios da nossa vida são preenchidos pela ação de Deus, ou quando entendemos que o nada é a substância essencial para Deus fazer algo de especial na nossa vida.
Vivendo sob a graça de Deus, nós passamos a compreender que o pouco é necessário para Deus fazer muito na nossa vida.
Que ele derrame a sua graça para que de fato, vivamos em função da própria graça dele em nome de Jesus!
___________
Alcindo Almeida
Assinar:
Postagens (Atom)