Talento não é tudo


As habilidades naturais como um importante ponto de partida, mas não como solução para tudo. Nesse esperado lançamento mundial da Thomas Nelson, a sexta maior editora dos Estados Unidos, John C. Maxwell apresenta 13 princípios para as pessoas não se acomodarem com seus dons, mas busquem ser melhores.
Em Talento Não É Tudo, aponta caminhos para que o leitor alcance o chamado “talento extra” e faça a diferença. Livro: Talento Não É Tudo – Descubra os 13 princípios para você superar seus talentose maximizar suas habilidades
Autor: John C. MaxwellEditora:
Thomas Nelson Brasil
Páginas: 336
Em 13 pontos, mostra como qualquer pessoa pode potencializar seus talentos.Maxwell afirma que o talento é importante principalmente no início de uma carreira, mas que por si mesmo apenas não basta. O sucesso requer dedicação. Entre os 13 princípios que apresenta estão: “Acreditar estimula seu talento”; “O foco direciona seu talento”; “Ser receptivo ao ensino expande seu talento”.
Em suas pesquisas, Maxwell percebeu que a maioria das grandes empresas norte-americanas vem promovendo uma caça aos talentos, muitas vezes em detrimento de outros aspectos tão importantes quanto. Nesse ponto, cita um renomado autor sobre gestão moderna, Peter Druker: “Inteligência, imaginação e conhecimento são recursos essenciais, mas somente a eficiência os converte em resultados”.
A idéia de transformar esse conceito em livro nasceu de uma palestra que John C. Maxwell deu a um time de futebol americano universitário, uma grande paixão nos Estados Unidos. Uma de suas obras, Hoje é Importante, havia sido estudada pelos jogadores e comissão técnica do Ohio State. Coincidentemente, o time do coração de Maxwell. Nessa oportunidade, conheceu uma espécie de manual da equipe e um tópico chamou sua atenção: “Coisas que não exigem talento”, enfatizando características que faziam dos mais hábeis atletas, jogadores ainda mais eficientes (pontualidade, esforço, paciência, altruísmo).
Conhecimento popular
Se há um povo que sabe o que John C. Maxwell está falando é o brasileiro, em seu famoso conhecimento sobre futebol. É da sabedoria popular que o craque de bola nem sempre é um grande jogador. Em todos os cantos do país há quem conheça um gênio que não vingou nos clubes.
Há também os casos de persistência e dedicação que levaram à eficiência, como na carreira do lateral-direito Cafu. Depois de reprovado por diversas vezes em peneiras de clubes, conseguiu uma chance no São Paulo. Tornou-se um destaque pelo preparo físico, pela obediência aos treinadores. Ficava até mais tarde no campo até que melhorou seus fundamentos.
O resultado é que ganhou quase todos os títulos que um atleta profissional pode almejar. Robinho surgiu como um driblador incrível nas categorias de base do Santos, mas não chutava bem ao gol. Seus treinadores disseram que era preciso se aprimorar. Ele aceitou os ensinamentos. Hoje, astro no Real Madrid e da Seleção Brasileira, bem mais forte fisicamente e ainda habilidoso, vem marcando gols importantes e se firma na carreira como alguém que além de aplausos e encanto, produz vitórias.
Se alguém ainda não se convenceu, que tal o caso de um garoto campeão do mundo aos 17 anos de idade que, em vez de se acomodar com o fato de ser logo aclamado como Rei do Futebol, chegava cedo aos treinos e ficava mais tempo também depois, para ser tão capaz com a perna esquerda quanto com a direita. Pelé entendeu que talento não era tudo.

Sobre o autor
Especialista em liderança, John C. Maxwell desenvolve líderes de excelência e integridade através da apresentação dos mais refinados recursos e treinamentos para o crescimento pessoal e profissional. Suas palestras alcançam mais de 250 mil pessoas por ano.
É autor de mais de 30 livros, com 8 milhões de cópias vendidas. Muitas de suas publicações figuraram na lista dos mais vendidos de veículos como o The New York Times, Business Week, The Wall Street Journal e USA Today.
Seus livros já alcançaram as listas de best-sellers de jornais como o The New York Times e o Wall Street Journal. No aniversário de 10 anos da livraria virtual Amazon.com, Maxwell foi um dos 25 autores escolhidos para o Hall da Fama da empresa. Seu livro As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança já vendeu mais de um milhão de exemplares nos EUA.

Comentários

Postagens mais visitadas