Orando de todo o coração

A oração não será real a não ser que venha do coração. “O coração” é uma expressão fortemente enfatizada no texto bíblico. É um retrato do centro da personalidade humana, o lugar de onde derivam todas as nossas atitudes, impulsos e motivações. O coração é o âmago de nosso ser.
A oração principia com o coração, porque Deus deseja relacionar-se conosco em todos os níveis de nosso ser. Isto inclui sentimentos, mente, imaginação, amor,memória e nossa vontade.
Deus busca nos conhecer por completo na intimidade. Eis por que a oração foca o verdadeiro cerne de nosso ser, dentro do coração.
João Crisóstomo, o expoente pregador do século IV, afirmou: “Encontre a porta do seu coração, e você descobrirá que esta é a porta do Reino de Deus.” Aqui está uma forma de retratar isso. Cada um de nós já esteve dentro do ventre materno. O batimento cardíaco do coração da mãe penetra todo o ambiente em que a criança está envolvida. Durante a gravidez, o bebê em desenvolvimento registra as emoções da mãe, seja ira, medo, paz, amor, desejo ou alegria.
Todas estas influências profundas nos moldam desde os mais tenros dias. Da mesma forma, somos intensamente influenciados pelos desejos de Deus para a nossa vida. A oração é como o batimento cardíaco da mãe grávida. Por meio da influência divina, este pulsar do coração, somos moldados e crescemos à imagem divina.
____________
HOUTON, James M. Oraçao. Brasília, DF: Palavra, 2009, 31p.

Comentários

Postagens mais visitadas