O VALOR DE UMA AMIZADE


- Texto para a reflexão: O homem que tem amigos pode congratular-se; mas há amigo mais chegado do que irmão (Provérbios 18.24).

A amizade é um dos mais belos itens da nossa vida. Vivemos num mundo onde várias facetas da vida são questionadas, mas a amizade não é. Já dizia Anselm Grün “que a amizade não é uma instituição, ela é uma relação voluntária, em que cada um escolhe ao seu gosto e bel prazer” (GRÜN, Eu lhe desejo um amigo. 2006, p.8).
Sabemos claramente que a amizade necessita de tempo, calma e muita sensibilidade para se desenvolver. Ninguém constrói uma amizade sem investir tempo na outra pessoa. Ninguém começa a ter confiança numa pessoa sem conhecimento e convivência mútua.
Precisamos entender que não podemos fabricar os amigos, eles são os grandes presentes de Deus para o nosso coração a fim de termos direção e foco na vida. Os amigos colocados em nossa vida são os instrumentos para que voltemos para o foco que é Deus.
A amizade é para o sofrimento, para a alegria, para o tempo de dor e de prazer. A amizade é para nos identificar como seres humanos criados a imagem de Deus. A amizade é para desfrutarmos da alegria de viver. Como disse Agostinho: “Sem amigos nada é agradável na vida”.
Através das amizades descobrimos mais sobre o significado do amor de Deus por nós, por meio do seu próprio Filho, Jesus Cristo. Através da amizade tocamos o amor trinitário que flui de maneira profunda entre o Pai, Filho e o Espírito Santo. Os amigos nos fazem voltar para casa e nos sentir tranqüilos e em profunda paz. Os amigos nos fazem sentir a vontade. Os amigos nos ajudam a confessar melhor o que somos e o que desejamos na presença de Deus.
Amigos são assim, por isso, creio que é extremamente importante refletir sobre a amizade e valorizá-la cada dia mais na vida!
No dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo, então dediquemos um tempo com os nossos amigos mais chegados do que irmão.

_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas