No capítulo 8 do livro de Jó temos as palavras: Porque somos de ontem e nada sabemos, porquanto os nossos dias sobre a terra são com uma sombra. Bildade nos lembra a situação de todos os seres humanos sobre a face da terra. Somos pó e cinza, somos frágeis, somos limitados em termos de sobrevivência humana. Não conseguimos dar um passo na vida sem a direção do alto.
Somos bem passageiros em termos de estrutura humana. Como diz Tiago, a nossa vida voa e somos como a nuvem. E além de tudo, não sabemos nada. Tiago diz mais: Agora dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, ficaremos ali um ano, comerciaremos e tiraremos o nosso lucro.
E, entretanto, não sabeis o que acontecerá amanhã! Pois que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um instante e depois se desvanece.
Não sabemos o que acontecerá, não sabemos de nada! Até nos achamos bem capazes para algo na vida, mas não somos tudo isso! Somos limitados nessa vida! Por isso, Tiago continua dando dicas para nós: Ao invés de dizermos: Se Deus quiser, viveremos e faremos esta ou aquela coisa.
Porque a vida é como um fio, ela passa rápido e Deus está no controle absoluto dela. E quanto a nós, temos dias breves e não conseguimos dominar nenhum aspecto da vida!
Tomemos cuidado com a empáfia de achar que dominamos os projetos e dinâmica da nossa vida. Não dominamos e não controlamos nada. Como diz Bildade: Porque somos de ontem e nada sabemos, porquanto os nossos dias sobre a terra são com uma sombra. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário