quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Alegria pelos feitos que Deus faz

Lendo o texto hoje de Neemias 4, me deparei com a inveja enorme desse cara chamado: Sambalate. Nome de uma pessoa que vivia na cola de Neemias, no sentido absolutamente negativo. Ele faz de tudo para desanimar Neemias na obra de reconstrução dos muros de Jerusalém. Ele chega até a humilhar o povo de Israel dizendo que estava completamente destruído e que nunca reedificaria os muros. Era algo absolutamente impossível de ser feito. Havia um sujeito junto com ele que se chamava Tobias, que também colocou obstáculos para o povo e Neemias reconstruírem os muros. 
O texto diz que Neemias ora ao Senhor e diz que ele e povo foram desprezados. Ele pede a ajuda divina. Ele busca forças em Deus e vai para a luta. Os muros são edificados até a metade de sua altura. O que isso gera em Sambalate e Tobias? Eles ficam sobremodo irados.
Meu Deus! Que coisa louca não? Como podemos ficar irados com o sucesso e restauração da sorte de uma nação? Como podemos nos irar por causa da conquista dos outros? Por que esses caras ficaram desse jeito?
Porque são miseráveis pecadores e filhos de Adão. Pessoas que dão vazão para a natureza pecaminosa dentro de si mesmas. Inveja é realmente a podridão dos ossos, ela não nos permite ver a vitória dos outros com alegria. A inveja gera esse sentimento que esses infelizes tiveram diante do sucesso de Israel. Eles não conseguiram enxergar Deus em tudo isso.
Precisamos aprender a ver Deus nas alegrias e conquistas dos amigos, da família e dos irmãos. Precisamos celebrar quando vidas são restauradas na presença de Deus. Jamais podemos deixar a inveja e a ira tomarem conta do nosso ser. Elas impedem de termos contentamento pelas grandes coisas que Deus faz na história de vida das pessoas. 
Que Deus cuide do nosso coração para ser alegre e feliz quando os outros alcançarem a felicidade! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário