Nos capítulos 1 e 2 do livro de Jó temos um homem para lá de temente a Deus. Um homem, cuja sensibilidade espiritual é notória é impactante para todos nós!
Até colocamos Jó num patamar muito elevado em termos de compreensão do plano divino! Parece sonho ver um homem ver Deus assim e sem questionar nada do que foi feito.
Opa! Chegou o capítulo 3 gente, complicou um pouco! Caiu a ficha da situação vivida por Jó. E o texto começa assim: Passou Jó a falar e ele amaldiçoou o seu dia de nascimento. Vejam as palavras amargas dele: Pereça o dia que eu nasci e a noite em que se disse: um homem nasceu. Converta-se aquele dia em trevas e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
Que estranho não? O mesmo Jó que agradece a Deus mesmo na dor, que louva ao Criador pela situação que passa no momento. Ele começa a tratar tudo como completa escuridão na sua vida. Jó vê tudo de maneira desastrosa, lamenta seu dia de nascimento e o transforma em trevas, e agora, não trata mais a luta como um processo soberano de Deus, mas como uma perturbação para a vida.
Essa é a realidade de filhos de Adão, vemos as crises e perdas como algo ruim. A maioria de nós questiona Deus por causa da dor. Era bom demais para Jó permanecer com sanidade na sua dor. Ele começou tão bem, mas cedeu ao processo natural de filhos de Adão em buscar a justiça própria e rejeitar o tratamento divino. Jó pisou na bola com essa atitude! Ele questionou Deus, e colocou o plano do seu nascimento nas trevas!
Precisamos tomar muito cuidado para não cometermos esta falha. Deus tem os seus planos, embora os consideremos estranhos. Como no caso de Jó, que ele perdeu tudo, mas Deus está no controle e trabalhando pelo projeto de redenção na vida dele.
Tem algo no meio da dor que Deus transformará em redenção. Assim como aconteceu na cruz do Calvário, antes do terceiro dia era tudo estranho, havia muita dor para Cristo, muita rejeição e muita angústia. Mas, o terceiro dia chegaria e a vitória do Senhor seria marcante e notória no plano da redenção.
Esperemos os processos divinos mesmo Jó meio da dor e sofrimento. Deus tem a direção certa e o rumo certo para a nossa trajetória de vida! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário