segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Tirando as máscaras do coração

Jacques Lacarrière disse as seguintes palavras: Desaprender, descondicionar seu nascimento, esquecer o seu nome, estar nu. Despojar-se de suas velhas roupas. Desvestir sua memória. Desfazer suas máscaras.
O desaparecimento de si e alguns estratagemas são essenciais para tomarmos cuidado com o coração. Não é por acaso que o profeta Jeremias afirma no texto sagrado: Enganoso é o coração do homem, quem o conhecerá? Uma forma de nos despojar de nós mesmos é perceber que o nosso coração é enganoso mesmo. Nós mesmos somos surpreendidos por ele. Como precisamos dessa nudez no coração para não ser iludido por ele, ludibriado por ele. Esse coração nos leva para caminhos estranhos e misteriosos.

Precisamos despojar esse coração das velhas roupas e buscar nos lugares secretos, ou seja, no tempo a sós com Deus, uma limpeza desse coração que é traiçoeiro e sagaz.
Na presença de Deus temos o exame e a modelagem desse coração. Por isso o salmista afirma: Sonda-me o Deus e prova-me e vê se algum caminho mal estar conduze-me pelo caminho Eterno. Como é necessário esse exame divino para limpar, purificar e renovar esse coração! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário