segunda-feira, 21 de maio de 2018

Resgate de perdidos


-->
O texto de Mateus 9:12-13 afirma: Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.
 De novo nos deparamos com uma classe terrível de religiosos da época de Jesus. Percebemos que a resposta de Jesus mostra claramente a ineficácia espiritual da classe farisaica. Ela não levava em conta o ofício de Cristo de sacerdote da graça para pecadores. Essa classe era tão pobre, espiritualmente falando, que não foi capaz de prestar a atenção que Jesus veio para os doentes da alma por causa do pecado.
Quando leio esse texto peço para o Eterno que não me deixe ser tão hipócrita e tão insensível como era essa classe de religiosos. Ela não era capaz de ver a realidade espiritual do Reino em vir para resgatar pecadores doentes, que necessitavam urgentemente da graça do médico divino, chamado Jesus Cristo de Nazaré.
Essa classe era intoxicada com uma arrogância sem tamanho que só via a própria justiça e não considerava o propósito pelo qual Cristo foi enviado ao mundo. O propósito é bem claro: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Jesus mostra para os fariseus que há males profundos na raça humana que está mergulhada na maldição do pecado e precisa de um resgate divino. Isso na consciência humana era maior do que frequentar a Sinagoga e seguir regras e rituais. Isso era mais sério do que comer com pecadores e publicanos. Desculpem a minha sinceridade, mas os fariseus eram absolutamente estúpidos para perceberem as misérias dos homens e que eles precisavam urgentemente de uma solução divina.
Eles se vangloriavam achando que eram donos da religião, mas eram completamente doentes e precisavam da cura divina. Mas, a arrogância não lhes permitia enxergar isso. Jesus quebra a arrogância deles e diz que ele foi enviado pelo Pai para chamar os pecadores e não os são humanamente falando, como eles mesmos se achavam. Esses fariseus eram pessoas tóxicas que potencializam as debilidades das pessoas e enchiam de cargas e frustrações. Certamente, eles sabiam tudo o que acontecia na vida alheia, mas se esqueceram de ver o que estava dentro deles.
 Jesus Cristo vem aqui na terra para vivificar os mortos, para justificar o culpado e condenado, para lavar aqueles que eram poluídos e cheios de imundícia. Ele veio aqui como o médico divino para resgatar os perdidos do Inferno, para vestir com a sua glória aqueles que estavam cobertos de vergonha, para renovar uma bendita imortalidade na vida daqueles que foram lavados pelo seu sangue precioso. Ele veio aqui para olhar para nós, pecadores indignos da sua graça e amor. Mas, porque Ele é amor e a encarnação dessa graça, Ele nos aceita para andarmos com Ele e o amarmos, porque Ele nos amou primeiro. (Alcindo Almeida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário