quarta-feira, 2 de maio de 2018

Leituras em abril 2018


1. KIERKEGAARD, Sören. Conceito de angústia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017. O autor esclarece psicologicamente o conceito da angústia, utilizando-se da figura de Adão, "o homem", refletindo sobre a dialética da responsabilidade. Este é um grande ensaio de Psicologia; não é livro de Ética nem da Dogmática, por mais que utilize a palavra pecado para a busca da autonomia humana, eventualmente transgressora. O resultado é uma obra prima, que discute com a tradição cristã e com necessidade dos sistemas idealistas. Contém 120 páginas. 

2. GRÜN, Anselm. Avidez. Como deixar de querer sempre mais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017. O tema da avidez ocupa os seres humanos desde que começaram a existir. Uma das marcas do ser humano é a mania de querer cada vez mais, de nunca estar satisfeito com o que lhe foi dado. Nesta obra, Anselm Grün dedica-se a distinguir e refletir sobre todos os principais conceitos relacionados ao tema central da avidez, e oferece ao leitor uma proposta para lidar espiritualmente com esta força dinâmica que move todas as ações humanas para o bem ou para o mal. Contém 134 páginas.

3. LELOUP, Jean-Yves. Amar apesar de tudo. Para que cada um de nós transforme seu destino em um projeto consciente. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017. Jean-Yves Leloup nos convida a dar um passo consciente em direção a uma vida plenamente assumida. Fala daquilo que está dentro de nosso ser, no mais profundo de nós - o amor -, e vai lançando luzes para permitir que cada aspecto aflore, que tomemos consciência e que nos rendamos à proposta de mudança que a vida nos faz. Contém 168 páginas.

4. LEWIS, C. S. Cartas a uma senhora americana. São Paulo: Editora Vida, 2006. Lewis iniciou uma correspondência com uma senhora americana que ele nunca conheceria pessoalmente. Treze anos mais tarde, sua vida — e cartas — chegaram ao fim. Essas cartas revelam facetas da personalidade de Lewis que são pouco conhecidas mesmo dos grandes admiradores de suas obras. Aqui está o homem Lewis — generoso, sábio, compassivo, notavelmente humano. E, o que é mais significativo, aqui está o Lewis cristão — encorajando com toda a paciência outra cristã a passar pelas vicissitudes da vida cotidiana. Um livro encantador em que estão expressos o afeto e a compaixão de Lewis, bem como sua inteligência notável e seu relacionamento apaixonado com Deus. Contém 160 páginas.

5. GRENZ, Stanley J. A busca da moral. São Paulo: Editora Vida, 2006. O que é ética? Por que os cristãos devem se preocupar com ela? Nesta obra, Stanley Grenz apresenta a teologia ética de personalidades como Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero e outros reformadores, além de trazer uma discussão a respeito de eticistas cristãos contemporâneos como Karl Barth, Dietrich Bonhoeffer, Martin Luther King Jr. e Oliver O´Donavan. Grenz reflete especificamente sobre o papel e o método da ética cristã, examinando também as abordagens éticas implícitas e explícitas do Antigo Testamento, dos Evangelhos e dos escritos de Paulo. A busca da moral é uma declaração de ética teológica cujo objetivo é estabelecer fundamentos firmes e seguros para a vida cristã. Afinal, a ética dos cristãos também deve brilhar nesse mundo enegrecido pelo engano do pecado! Contém 392 páginas.

6. PETERSON, Eugene. Transpondo muralhas – Espiritualidade para o dia-a-dia dos cristãos. Rio de Janeiro: Habacuc, 2004. Nesta inspiradora obra, Peterson usa magistralmente as melhores histórias da vida épica de Davi para nos brindar com vívidas e sábias lições para o dia a dia da fé e da nossa espiritualidade. Explorando a fundo as experiências de amizade, tristeza, amor, pecado e sofrimento da vida de Davi, bem como as de santidade, beleza e solidão. Peterson nos leva a uma redescoberta das verdades eternas que se encontram por trás das ricas e emocionantes narrativas da existência de Davi. Contém 282 páginas.

7. RIGNEY, Joe. As coisas da terra. Brasília: Editora Monergismo, 2017. Limonada gelada. O riso das crianças. Futebol universitário. Ovos mexidos com bacon frito. Mas o que acontece a esses prazeres terrenos quando Jesus se manifesta? As coisas da terra estranhamente perdem o brilho? Ou ele brilha em tudo que é bom? Neste livro, Joe Rigney oferece um sopro de ar fresco a cristãos oprimidos por padrões falsos, expectativas impossíveis e noções equivocadas de santidade. Buscando o meio-termo entre a idolatria de um lado e a ingratidão de outro, este livro imprescindível lembra-nos de que toda boa dádiva vem das mãos do Pai, de que as bênçãos de Deus devem levar-nos à adoração e à generosidade e de que a paixão pela glória de Deus é tão grande quanto o mundo. Contém 288 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário