Empáfia da arrogância

  • fevereiro 19, 2018
  • By Alcindo Almeida
  • 0 Comments

A hybris é um conceito grego que significa desmedida, no sentido de cometer excessos. É o pecado daquele que se tem em altíssimo valor, que é orgulhoso, presunçoso e arrogante. A hybris é arrogância, é a recusa de se aceitar como realmente é. Toda vez que nos agarramos a algo que não somos, negamos a realidade e damos vazão a arrogância (hybris).
Vemos que é nosso próprio jeito humano nos leva para a vanglória. Nós nos achamos bons demais, construímos um palácio pomposo com andares muito altos, cujo o último andar é ocupado pela hybris. Somos tão arrogantes no jeito de ser que gostamos de ser apresentados pelo que fazemos e não pelo que simplesmente somos. A Bíblia derruba a nossa empáfia da arrogância quando diz: Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 
Precisamos de humildade porque ela nos ajuda a permanecer no chão. Ela nos ajudar a perceber que não somos nada sozinhos, precisamos da graça divina para viver. E como disse Bernardo: A humildade tem dois pés: o reconhecimento do poder divino e a consciência da fraqueza pessoal. Vençamos a hybris a cada dia dependendo de Deus em todos os processos da nossa jornada! (Alcindo Almeida).

Você também pode gostar

0 comentários