Paul Tillich disse que o perdão é a aceitação do inaceitável. Bem, só podemos nos unir conosco mesmos se pudermos aceitar o que julgamos inaceitável. A Bíblia mostra que só temos essa capacidade quando cremos no perdão de Deus. Quando confiamos realmente que o Eterno Deus acolhe tudo o que é inaceitável em nós. Então, sem perdão absolutamente nenhuma comunidade humana seria possível, porque há a convivência de gente pecadora!
Quando não perdoamos os que nos ferem, deixamos a mágoa e o rancor adoecer nosso ser e o natural é nos afastar das pessoas. Por isso, temos tantas separações e tantas comunidades se separando, se dividindo.
O perdão é a aceitação do inaceitável. Por isso, Deus nos perdoa em Cristo! Esse perdão não cabe na nossa mente porque é um justo perdoando injustos! A graça divina faz isso e nos convida a fazer o mesmo com aqueles que nos ferem, nos magoam e nos desprezam! Porque quando fazemos isso, engrandecemos a Trindade! O perdão divino entre nós traz de volta o pertencimento! O perdão cura todas as feridas alojadas na alma! Por isso, a Bíblia diz em Efésios 4:32: Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.
O perdão é algo fácil? Jamais! Ele exige de nós renúncia, humildade e abnegação total. Então concordamos com a afirmação de Tillich: O perdão é a aceitação do inaceitável (Alcindo Almeida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário