Sede por integridade


- Texto para reflexão: Anda na minha presença e sê perfeito (Gn. 17.1).
O que significa ser um íntegro?
Integridade vem do l
atim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, imparcial, brioso, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.
Um ser humano íntegro não se vende por situações momentâneas, infrigindo as normas e leis, prejudicando alguém por um motivo fútil e incoerente. A moral de uma pessoa não tem preço e é indiscutível.
A verdade é que quando nos voltamos para as Escrituras em busca de auxílio nesse assunto, é bem provável que sejamos surpreendidos. Um dos primeiros fatos a nos abalar é a constatação de que, para nosso desapontamento, os homens e mulheres bíblicos não foram os heróis que imaginamos.
Não encontramos modelos impecáveis de virtude. Isso sempre choca os iniciantes na Palavra de Deus. Quando olhamos para o patriarca Abraão, ele mentiu. Quando olhamos para o patriarca Jacó, ele enganou. O velho Moisés assassinou e murmurou. E Davi? Ele cometeu adultério. Pedro blasfemou e traiu o nosso mestre, aliás, fazemos isto várias vezes.
Prosseguimos na leitura do texto bíblico e começamos a perceber a verdadeira intenção: é uma estratégia consistente para demonstrar que as maiores e mais significativas figuras da fé foram moldadas no mesmo barro que nós. Descobrimos que a Escritura economiza na informação que fornece sobre as pessoas, porém, é pródiga nas informações a respeito de Deus. A Bíblia recusa-se a alimentar a nossa ânsia por cultuar heróis. Ela não se curva ao nosso desejo adolescente de juntar-se a um tipo de fã-clube.
A razão é bastante clara. Por meio de fotografias, pequenas recordações, autógrafos e viagens de turismo, estabelecemos uma associação com alguém cuja vida – imaginamos – seja mais empolgante e interessante que a nossa. Assim, introduzimos um pouco de diversão à nossa monótona existência ao seguirmos as pegadas de alguém exótico.
Mesmo olhando para o lado negro dos personagens bíblicos e percebendo que nós somos iguais a eles. Podemos Nós podemos ser capazes de viver uma vida ímpar que lança fora os estereotipados padrões. Podemos viver de maneira integra mesmo sendo pecadores. E nós fazemos isto quando damos atenção a Palavra Deus. Quando refletimos minimamente o caráter de Cristo.
O convite de Deus para o seu servo era para praticar na presença dele esta integridade.
Andemos na presença do Pai de maneira perfeita!
_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas