Busque um caráter sério diante de Deus


- Texto para meditar: Então lhe perguntou Saul: Por que conspirastes contra mim, tu e o filho de Jessé, pois deste lhe pão e espada, e consultaste por ele a Deus, para que ele se levantasse contra mim a armar-me ciladas, como se vê neste dia? Ao que respondeu Aimeleque ao rei dizendo: Quem há, entre todos os teus servos, tão fiel como Davi, o genro do rei, chefe da tua guarda, e honrado na tua casa? (I Samuel 22.13 e 14).
Há uma história verídica que é narrada no filme: Os miseráveis. É a história de um ladrão que é influenciado por um sacerdote religioso. Ele é acolhido pelo mesmo e tenta roubar o sacerdote, leva os seus castiçais de ouro e ainda bate no mesmo. Em seguida, os guardas o pegam e levam-no para o sacerdote reconhecer. E um soldado diz: É este o pilantra que o roubou, não é mesmo!
Ele diz ao ladrão: Faltou você levar os talheres, estes transformarão a sua vida para sempre. Este ladrão nunca mais foi o mesmo. Porque houve alguém que se transformou no seu companheiro leal. Isto mexeu com o caráter dele.
Quando andamos com as pessoas e queremos desfrutar da amizade delas, o que mais nos chama a atenção em relação a elas é o caráter. Quando mais profundo for o nosso caráter diante de Deus, com mais facilidade desenvolveremos uma atitude de excelência na vida.
No texto de I Samuel 22, Saul ouviu que Davi e os seus homens estiveram em Adulão, e vai pesquisando e querendo saber para onde Davi tinha ido e fala com um, com o outro e de repente, o tal Doegue, o edomeu, disse que tinha visto o filho de Jessé chegar a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube.
Então o rei mandou chamar a Aimeleque, o sacerdote e perguntou sobre Davi. E quais foram as palavras de Aimeleque? Quem há, entre todos os teus servos, tão fiel como Davi, o genro do rei, chefe da tua guarda, e honrado na tua casa? Que negócio lindo o testemunho de alguém em relação ao servo de Deus!
O testemunho foi:
1. Davi era sobremodo tão fiel na casa de Saul;
2. Davi era honrado na casa de Saul.
Quando lemos um texto assim percebemos um homem que não tinha a vida dupla, ele era o Davi da honestidade, da honra e acabou. O sacerdote Aimeleque sabia que poderia ter a sua cabeça cortada naquele momento, mas não hesitou em encher o peito e questionar o rei dizendo com ele poderia estar perseguindo um genro tão fiel e tão honrado com era Davi.
Deus nos convida para refletirmos este caráter de Davi na relação com as pessoas. Um caráter de honestidade e honra.
Eu daria algumas dicas sobre um caráter sério diante de Deus:

· Não seja referencial de falcatrua no imposto de renda;
· Não seja caloteiro da fé;
· Não seja conhecido pelas pessoas como um malandro da igreja;
· Não seja homem ou mulher de dois corações;
· Não fique em cima do muro na vida cristã.
Seja como diamante polido. Os dentes da cravação para uma pedra são feitos para segurar a pedra com força. A cravação não apenas revela a beleza radiante do diamante, mas também o segura firme. Então quando o anel sofrer qualquer impacto mais forte, os dentes não o deixarão car.
Imagino que seja assim na vida de uma mulher séria, de um homem com caráter intocável. O caráter de um homem e uma mulher de Deus é semelhante a cravação de um anel, Se não houver a edificação do caráter de Deus em nós não estaremos preparados para produzir fruto em nossa vida como aconteceu com Davi.

Um homem recebeu a palavra do rei que haveria de morrer porque deu testemunho do caráter de um homem diamante polido – Davi. E de fato, todos morreram porque não hesitaram em testemunhar sobre um homem de fibra e caráter como Davi.
Deus quer homens e mulheres assim como seus servos. Este tipo de caráter diamante polido não vem de graça, tem um preço, o preço é dobrarmos os joelhos no chão, estudar a Palavra, sofrer questões sérias por causa de princípios e ter uma disciplina santa!
____________
Alcindo Almeida é membro da equipe pastoral da Igreja Presbiteriana da Lapa em São Paulo. Casado com Erika de Araújo Taibo Almeida e pai da pequena Isabella. É autor de várias obras dentre elas: Essência da vida, Senhor, cura a minha alma! O caminho da verdadeira sabedoria, Silenciando o coração diante do Pai, Conselhos para uma vida sábia, Encontros de Jesus, Dores, lágrimas e alegrias nos Salmos e outros. Além disso, é membro fundador e um dos diretores do grupo de apoio pastoral “Projeto Timóteo”.

Comentários

Postagens mais visitadas