segunda-feira, 17 de março de 2008

Para cultivarmos comunhão com a Trindade temos que examinar sempre as Escrituras


Texto para reflexão: "Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que dão testemunho de mim" (João 5. 39).

Vejam que palavra importante do Senhor Jesus Cristo a nós como povo dele. Ele diz que devemos examinar, pesquisar, procurar buscar, investigar, explorar as Escrituras (Auxilio do Lexicon of Greek. Bible Windows). E o verbo no original dá tanto a idéia de ordem como de uma coisa contínua na vida do crente.
Então a prerrogativa para se ter comunhão com a Trindade é a Palavra. Só que isto não aconteceu na vida dos judeus religiosos. Eles conheciam a casca da Bíblia, não o seu conteúdo. Eles rebuscavam as Escrituras minuciosa, pedante e supersticiosamente na letra, mas, não sentiam paixão alguma pelas coisas profundas que estavam Escritas na Palavra do Senhor. Eles liam as Escrituras, mas para si mesmos. Eles liam as Escrituras visando a glória deles mesmos. Eles tinham as Escrituras nas suas mãos, porém, elas estavam distantes do coração deles. Eles examinavam as letras delas, mas o coração estava alheio ao poder delas na vida.
Os judeus idolatravam o volume escrito, ao mesmo tempo que resistiam à palavra viva que estava contida ali. Eles afirmavam que conheciam a Moisés e negavam aquele de quem Moisés profetizou que seria o salvador do seu povo (CHAMPLIN, p. 350). É por isso que Jesus mostra aqui um meio para que os verdadeiros seguidores dele tenham comunhão com ele, com o Pai e com o Santo Espírito. Porque do contrário, não há como ter comunhão e os resultados dela na Palavra que são: vida eterna e testemunho verdadeiro do Filho de Deus.
Só aqueles que recebem a fé da parte do Espírito Santo para crerem em Jesus pela Palavra é que passam a ter comunhão com a Trindade. E na comunhão com a Palavra recebem a vida eterna que começa aqui na terra. Uma vida de qualidade e de crescimento diário da vida cristã.
Se queremos crescer, nos alimentar da comunhão com o Senhor Deus é preciso que examinemos as Escrituras, pesquisemos e busquemos a direção nelas. Saibamos desta verdade: não organizamos nossa vida cristã com base numa coletânea de textos favoritos combinando com as circunstâncias individuais. Somos edificados pelo Espírito Santo de Deus seguindo os textos das Sagradas Escrituras (PETERSON, Coma este livro, 2004, p. 11). Deus nos forma na nossa espiritualidade pela Escrituras que é revelada e implantada em nós por meio da obra do Espírito. O cristão que não têm comunhão com as Escrituras nunca poderá afirmar que tem com o Pai, o Filho e o Espírito Santo dentro dele. Sem crescimento na Palavra não há possibilidade de comunhão com o Senhor Deus. Sem a leitura espiritual na vida e no coração das Sagradas Escrituras não seremos dirigidos por ela.
A nossa caminhada espiritual tem que passar pela autoridade das Escrituras. A nossa vida toda só pode ser pautada pelas Escrituras.


Pr. Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário