quinta-feira, 13 de março de 2008

Buscando uma vida iluminada - (Provérbios 4.18)

Há um cântico que nos motiva demais a ser um referencial para a vida de todos os que nos cercam. É o cântico “Brilha Jesus”:
“Vejo a luz do Senhor que brilha bem no meio das trevas brilha Jesus Cristo é a luz deste mundo que nos acorda de um sono profundo. Brilha em mim, brilha em mim. Brilha Jesus, mostra ao mundo a luz de Deus Pai. Espírito de Deus vem refulge em nós. Faz transbordar sobre os povos a tua graça e perdão. Vem ordenar que haja luz, ó Senhor. Eis me achego ao teu trono incrível o mais finito ao intangível. Por teu sangue precioso eu ouso entrar, minhas sombras da alma vem dissipar. Brilha em mim, brilha em mim. Contemplando tua majestade, teu reflexo em nossas faces, cada dia de glória em glória mostrem sempre a tua história. Brilha em mim, brilha em mim” (Brilha Jesus - Graham Kendrick).


Salomão afirma nos versículos 18 e 19: Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. Salomão continua falando sobre a sabedoria e sabe muito bem que ela ilumina a vereda do justo. E com certeza quando ele anda com a sabedoria é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
O que será que Salomão quis dizer com essa frase: até ser dia perfeito? Literalmente ele quis dizer: até que o dia fique estabelecido. Era o ponto mais alto do sol até o meio dia. Era a idéia de dia absolutamente perfeito. Então a comparação é feita com a retidão do homem diante de Deus. O sol começa a aparecer pela manhã de maneira leve e vai brilhando, brilhando e o seu calor alcança o nível desejado a ponto de todos nós percebermos. Assim é na vida cristã. Nós brilhamos através do nosso testemunho, brilhamos através do caráter correto como lidamos com as questões gerais da vida. E depois de algum tempo, somos identificados como pessoas, cuja vida é exemplo e é modelo para a sociedade. A idéia de Salomão na comparação é que o homem justo que anda com Deus, está no processo de caminhada da santidade que o prepara a cada dia para a eternidade. É o homem que se relaciona de tal maneira com Deus que a sua vida é um exemplo profundo de espiritualidade.
No texto Salomão traça o contrário de quem anda com Deus em santidade e perfeição. Ele afirma no versículo 19 que o caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. Eles andam sem luz e sem perfeição na vida. Enquanto o justo brilha, o ímpio está nas trevas, na escuridão. Enquanto o justo é alvo para outros no sentido de retidão, o ímpio é exemplo de tropeço e rebeldia. A palavra trevas no hebraico tem o significado de profunda escuridão, ou seja, a ausência absoluta de luz e orientação para a vida (CHAMPLIN, Vol. IV, 2001, p. 2556). Salomão nos ensina que devemos brilhar diante de Deus e dos homens. Somos como o exemplo típico da luz da aurora. Brilhamos como homens e mulheres de Deus. Como crianças e adolescentes de Deus. Se não somos pessoas que brilham com o Evangelho de Jesus Cristo no coração estamos no lugar errado. Porque Jesus mesmo ensinou aos seus discípulos em Mt. 5.13 em diante, que eles deveriam brilhar e mostrar ao mundo como é o Evangelho na vida das pessoas. O texto afirma: Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus (Mt. 5-13-16).
Que nós como luzeiros neste mundo em trevas através da contemplação da majestade de Deus sejamos reflexos de Jesus a cada dia de glória em glória. E que ele brilhe em nós para que brilhemos na vida daqueles que nos cercam!

Alcindo Almeida

Um comentário:

  1. Olá meu amigo e irmão em Cristo! A paz de Cristo!

    Confesso que sermos modelo de vida santa num mundo decaído, é um grande desafio!O temor a Deus e a Sabedoria são as prncipais coisas pra fazer a diferença,pra ser luz, pra ser sal. Que Deus continue o abençoando grandemente e lhe revelando sempre a Sua preciosa e linda Palavra. Obrigada pois sinto-me neste dia muito abençoada com essa mensagem! Um forte abraço!

    ResponderExcluir