terça-feira, 22 de novembro de 2022

O orgulho é traiçoeiro


O orgulho cega todo o sistema do nosso ser. O orgulho não só nos cega para que não vejamos, mas nos cega para todos os outros pecados escondidos na profundeza do nosso coração. 
O orgulho nos faz rejeitar a repreensão, a correção e a exortação. O orgulho esconde arrogância que há dentro do nosso ser. 
O orgulho racionaliza o nosso pecado e nos impede de buscamos arrependimento para o coração! O orgulho é tão traiçoeiro, que ele vai nos corrompendo e gera um câncer fatal em nosso interior. Com orgulho nos tornamos cada vez mais arrogantes, prepotentes, soberbos e donos de nós mesmos.
O texto de provérbios 15:33 na parte b diz: A humildade precede a honra. A humildade nos faz perceber os efeitos do pecado na nossa mente e no nosso coração. A humildade nos ajuda a reconhecer que outras pessoas têm mais habilidades do que nós, e podemos aprender com isso, sem orgulho e sem soberba.
A humildade nos ajuda a reconhecer que somos fracos, somos incapazes, somos insuficientes, por isso, necessitamos da graça divina em nosso coração.
A humildade nocauteia o orgulho, colocam no chão. Porque a humildade nos ensina que somos pequenos, somos servos, somos seres dependentes do eterno Deus.
Tomemos cuidado com orgulho, ele é traiçoeiro, ele tenta nos fazer sentir mais do que realmente somos, pecadores, miseráveis, pequenos e limitados! Pessoas humildes têm expectativas realistas a respeito de si mesmas estão dispostas a ver a graça nos outros. Pessoas humildes reconhecem que são pecadoras e fogem do orgulho todo dia.
Que o Eterno Deus nos ajude a reconhecer o que somos e nos livre do orgulho e da soberba em nosso ser. (Alcindo Almeida)

Um comentário: