quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Os dias são passageiros


Foi Ju Blas
ina, escreveu o livro 8 horas por dia. Ele apresenta 51 poemas organizados. Ela disse: peso das horas nos achata. Uma vez virada a página, o que se encontra é uma nova, ainda em branco, esperando novas sentenças para dar continuidade a história que cada um de nós representa. História essa que continua enquanto houver folhas e tinta. 
Em seu sentido mais simples o tempo objetivo é o que é marcado pelos relógios e pelos calendários que nós temos. Eles são as medidas utilizadas pelas pessoas para coordenar suas ações a partir de alguma referência comum.
Relógio e calendário são o controle da passagem do tempo que cria essa direção para todas as nossas ações. Nossa percepção da passagem do tempo depende dos estados emocionais que nós experimentamos, também das sensações presente nas atividades que realizamos dia dia. Não temos consciência do tempo em si, mas da duração dos eventos em nossa consciência.
Diante dessa realidade do tempo e das das estações dele, quando falamos de relógio e calendário, podemos pensar na perspectiva divina, quanto ao tempo. 
O livro de Eclesiastes nos ajuda a refletir sobre a questão do tempo, espaço, atividades e eternidade. O texto sagrado afirma: Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar. E isso faz Deus para que haja temor diante dele. O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou.
O ser humano vive como se não fosse morrer, vive em função do tempo, as vezes, é um verdadeiro escravo dele. Ele faz planos para conquistar, para o amanhã e se esquece do que Tiago diz no capítulo 4: Se Deus quiser faremos isto ou aquilo. O tempo todo há uma preocupação ja­mais pronunciada em torno da agenda dependente do tempo. Só que ele se esquece de que os dias são passageiros. A verdade é que dentro do tempo, nos esquecemos do que Salomão afirma: Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. 
Diante do tempo, muitas pessoas se esquecem que o fôlego da vida está nas mãos do Criador. Por mais que vivamos o peso das horas, o peso do tempo, precisamos reconhecer que o Senhor do tempo, o dono da história, o que controla tudo em nossa dinâmica da vida é o Senhor Deus. (Alcindo Almeida)

2 comentários: