quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O tempo passa mesmo!


Fernanda Estramasso Rodrigues afirmou no seu livro Aquilo que a gente não diz: "E o tempo? Segue sua direção às vezes reta, às vezes tortuosa, mas segue. A gente nunca vai entender direito. O tempo não é de entender, é de passar. Nós que tentamos explicar, nós que trabalhamos, e ele só passa sempre."
Ah tempo! Esse passa mesmo, não volta nunca mais. Vejo nos meus próprios dias, lembro-me quando tinha 28 anos, era atleta, subia o Pico do Jaraguá correndo e chegava na boa lá em cima. Pedalava muito, tinha um fôlego profundo! Hoje, o tempo passou e não volta. Estou com 51 anos, fôlego bem diferente. Corro 6, 7 quilomêtros e chego em casa morto. A idade não acompanha o estado do corpo. 
O fato é que nós vivemos tentando aprender a mergulhar no mundo interno do ser e tentamos recuperar o nosso tempo perdido. Lembramos de quando não precisávamos de óculos, hoje não lemos mais sem ele. Fernanda Rodrigues nos lembra que dizem que "o tempo cura, mas não, ele não cura, ele só passa. É isso o que ele faz, passar. 
Ainda bem que o tempo passa e aprendemos no meio dele. Ele corre e nós corremos com ele também. Se há uma coisa que aprendemos com a vida é que ela continua e o tempo vai mesmo. 
A Bíblia afirma em Eclesiastes 9:10-12: Tudo que fizer, faça bem feito, pois quando descer à sepultura não haverá trabalho, nem planos, nem conhecimento, nem sabedoria.
Enquanto há vida, enquanto respiramos haverá esperança para nós. Diante dessa fala de Salomão o importante é não se deixar estagnar e nem desanimar diante do tempo que voa. Precisamos respirar e refletir a vida no processo correto. 
Seja qual for o nosso talento que Deus nos emprestou, precisamos fazer tudo bem feito, com prazer e dedicação. Se é cantar, cantemos bem, se é ser um engenheiro, exercitemos bem, se é ser um professor, ensinemos bem. Se é ser um jardineiro, cuidemos bem dos jardins e plantas ao nosso redor. Se é ser um escritor, que penetremos os corações com palavras profundas.  
Depois de tudo isso, iremos para a nossa viagem de descer a sepultura  onde não há mais nada a fazer. Portanto, não podemos perder tempo nessa vida que temos. Devemos atravessar pelos obstáculos necessários na jornada, mas bem. 
Vivamos prudentemente o tempo que o Eterno Deus nos emprestou nessa vida em nome de Jesus! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário