John D. Street afirmou as seguintes palavras: Purificar o coração parece ser uma busca interminável. É como pintar com cal uma cerca desgastada pelo tempo. A cada nova camada, mais imperfeições aparecem. Os problemas do coração, que alimentam os desejos sexuais impróprios, estão entre as piores desgraças recorrentes no aconselhamento. Parece não haver fim para as impurezas sexuais que vem à superfície na medida em que o aconselhamento transcorre, justamente quando o conselheiro parece ter tratado o problema, uma impureza ainda mais gritante se torna evidente.
Essa é uma luta enorme para todos os homens. Temos guardado no nosso coração um mundo secreto de fantasias que mexem com o externo. Não é por acaso que as Sagradas Escrituras trabalham a questão das paixões lascivas, elas acabam com a nossa mente sadia.
O texto sagrado em Jó 31.1 afirma: Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?
Precisamos verificar as motivações que nos predispõem a pecar na área sexual. Devemos reconhecer as motivações pecaminosas já instaladas em nosso coração, onde os apetites sexuais estão escondidos. Precisamos tomar cuidado com a nossa estrutura, por isso, a fala de Jó é importante demais para tomarmos cuidado com o olhar. Precisamos mesmo de uma aliança com os olhos, para que não olhemos para uma donzela com segundas intenções.
Precisamos de um mecanismo de prevenção e antecipação, precisamos tomar muito cuidado com as motivações perversas que são propícias a alimentar o coração com os olhares impróprios. Temos que agir como José, ele fugiu mesmo da aparência do mal. Ele disse para aquela mulher infeliz de Potifar, depois que lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus. (Gênesis 39:7-9)
Façamos mesmo uma aliança com os olhos e reconheçamos a necessidade da santidade e pureza diante do Senhor. as motivações idólatras potenciais, empregando um sistema bíblico, prevenirá um fracasso futuro. Reconheçamos que o coração é o solo propício de onde cresce a terrível imoralidade, ele é o solo que faz brotar o pecado. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário