quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Andemos como sábios e não como insensatos


- Texto para meditação: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios. (Efésios 5.15)

 

Vivemos dias de muita falta de sensatez e de prudência nas falas. As pessoas estão tensas, fora de si e bem estressadas com tudo o que está acontecendo em nosso país. Precisamos de um equilíbrio urgentemente. Precisamos de prudência na vida e nas ações para evitarmos mais desgastes, mas tensões e o desiquilíbrio na vida. 

Paulo diz para os cristãos serem estritamente cuidadosos acerca da vida que levam. Ele mostra que os cristãos como luz devem ser sábios (sophoi) e não néscios. (tolos, insensatos, ignorantes, com falta de iluminação espiritual) 

Interessante que estas palavras: vede prudentemente como andais, nos lembra de uma palavra no latim – circum – que significa cuidado enquanto andamos ou vivemos. Tem a ver com o estilo de vida.

Esta caminhada é feita num passo tranquilo, é uma caminhada onde Deus está, onde ele quer que formos. É uma caminhada onde sabemos o que está em volta de nós. É uma caminhada onde temos tempo para refletir. 

A preocupação de Paulo com o povo de Deus é exatamente esta. É a de observar onde andamos e como andamos. Ou seja, como sábios e não como ignorantes, tolos, insensatos diante das questões diversas da vida. 

Desejamos andar prudentemente? Precisamos de uma perspectiva muito mais profunda do que aquelas que nos oferecem o sensacionalismo moderno. A sociedade oferece coisas que aos olhos espirituais combinam com a insensatez e a imprudência na presença de Deus Pai. 

Andar prudentemente exige que nós olhemos com maior atenção para todos os assuntos, não apenas quanto às guerras entre Israel e Palestina, Rússia e Ucrania, Estados Unidos e o países árabes. Não apenas para a crise política do nosso país, que nos deixou tensos e ansiosos. Temos que andar prudentemente olhando para as questões teológicas também, as morais que tanto têm destruído as famílias brasileiras. 

Temos que andar prudentemente olhando para as questões do pecado, que tanto atrapalham nossa comunhão com a Trindade. Percebam que andar prudentemente é reconhecer a complexidade dos assuntos, ao invés de reduzi-los à meras posições sem uma certeza, sem uma postura que cause impacto.

Paulo nos chama para uma vida de prudência tal, que os outros percebem que não somos tolos, não somos pessoas insensatas e ignorantes na vida. Somos pessoas sábias, prudentes, que compreendem os princípios da Palavra de Deus e sabemos discernir como o mundo está. E qual o caminho seguir sem sermos formados pela cultura secular, mas pela Palavra de Deus no nosso coração e as promessas contidas nela, que nos levam ao descanso total na presença do Pai. 

Um texto que nos chama a atenção para a vida é Col.4.5: Portais-vos com sabedoria para com os que são de fora. 

 

- Oração: Deus dá-nos a graça de sermos pessoas sábias, prudentes e capazes de discernir as questões da vida. Dá-nos a graça de sermos pessoas com equilíbrio espiritual para sabermos como agir, como falar e que atitutes tomarmos diante de várias situações da nossa vida. Em nome de Jesus, amém.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário