John Locke foi um filósofo inglês conhecido como o "pai do liberalismo", sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke ficou conhecido como o fundador do empirismo, além de defender a liberdade e a tolerância religiosa. Ele acreditava que o homem nascia como uma lousa em branco (“tabula rasa”) de inocência.
Jean Jacques Rousseau, foi um filósofo francês do Século 18, teórico político, escritor e compositor autodidata genebrino. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Rousseau acreditava que o homem era bom, assim iniciando a filosofia humanista, que coloca o homem antes de Deus. Ele disse assim: "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe.”
Uma pena a compreensão de ambos estar bem equivocada. O homem é mau na sua essência, ele é pecador. Não adiante fugirmos dessa realidade nua e crua. Somos pecadores filhos de Adão, e o nosso pecado reduz os interesses aos desejos e as necessidades do ego. O pecado faz com que desejemos tudo sobre nós mesmos. Dói reconhecer isso, mas somos todos filhos de Adão, em pecado e rompemos com o Criador por causa da desobediência que gerou esse mal chamado: pecado.
Quando Adão caiu em pecado com a desobediência no Éden, toda a criação sofreu os efeitos da queda, todos em Adão foram expulsos da comunhão e da amizade com Deus. Nenhum de nós é isento da mancha, todos fomos infectados pelo veneno do pecado. A única solução para resolver a mancha que temos em Adão é Jesus Cristo de Nazaré. O grande teólogo Paulo afirma: Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
Cristo nos tirou do estado de inimigos por causa do pecado, e nos tornou amigos de Deus. A sua morte trouxe perdão, restauração, comunhão e identidade em Deus. Somos salvos por causa dele. Temos a reconciliação e agora somos restaurados na nossa imagem. Que alegria no coração ter o perdão e a restauração em Cristo Jesus.
Louvado seja o Eterno Deus por tudo isso! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário