terça-feira, 6 de abril de 2021

Uma pessoa com controle


A palavra controle vem de contra e de papel. Ela significa a contraprova, ou o contra-registro com qual verificamos se o mesmo está correto, se ele é original. Quando controlamos nossos pensamentos e sentimentos, não estamos nos auto dominando para parecer exteriormente, que somos totalmente ponderados e controlados.
Controlar-se significa tomar uma contraprova, olhar o que pensamos de outro ponto de vista. É examinar se os pensamentos são corretos. Esse controle não produz uma pessoa que range os dentes e reprime todos os impulsos da alma, mas sim, alguém consciente, alguém que sabe de tudo que faz e desenvolve um sentimento sobre aquilo que faz bem a ela, a sua alma e ao seu coração.
A Bíblia fala sobre controle, sobre temperança, sobre o domínio próprio. Este é um ensinamento de Paulo aos Gálatas, quando ele trabalha o fruto do Espírito Santo, na vida do cristão. Ele diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
Controle não é algo alheio para a vida do cristão. Tem gente que diz ser o sangue italiano que a faz ser bruta, grosseira e estourada no temperamento. Só que as Escrituras ensinam que uma pessoa cheia do Espírito Santo tem mansidão e domínio próprio. Ou seja, tem controle na vida, não é dominada pelo destempero e nem pelo sangue quente.
Uma pessoa com controle é equilibrada nas palavras, nas ações e no jeito de lidar com as situações tensas e difíceis da vida. Uma pessoa com controle exala a humildade de Cristo com bondade e graça sempre!
Que o Eterno Deus nos ajude dando a cada dia o fruto do Espírito em nosso ser! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário