O luto é vazio, escuridão, falta de sentido, falta de utilidade, o luto é uma paralisia. Mais do que tudo, é uma morte que vai crescendo dentro de nós, da pessoa amada, que faz morada no nosso coração. O luto é uma separação hora hora, dia-a-dia, minuto a minuto. Por um longo tempo, pensamos ou agimos como se a pessoa amada ainda estivesse ali, mas a cada passo percebemos que ela se foi.
A verdade é que não conseguimos evitar o luto. Não conseguimos afastá-lo de nós. Temos que dar tempo para o processo do luto em nossa jornada. Nós temos que aprender a lidar melhor com a morte. Como diz Henri Nouwen: “Precisamos estar preparados para morte. Essa é uma tarefa importante na vida, porque entendemos que a morte não é a dissolução da nossa identidade, mas o caminho para a sua completa revelação. A morte é o momento em que a plena derrota e plena vitória se encontram. A cruz em que Jesus morreu é o sinal dessa unidade da derrota e da vitória. Porque Jesus morreu e também ressuscitou!”
Nossa morte é um autêntico regresso para a casa onde somos acolhidos pelo Eterno Deus. A morte é a passagem do tempo para a eternidade, da terra para o céu, do finito para o infinito. A morte é a passagem da dor para a cura, do sofrimento para a alegria. Por que achamos que Paulo disse essas palavras? Ele disse: Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
O morrer para Paulo é lucro, porque significa viver eternamente com Cristo. E onde Cristo está não há morte, há a vida eterna!
Quanto estivermos perto da morte, não nos atemorizemos, será tudo tranquilo porque seremos levados para o encontro no céu com o Senhor Jesus Cristo de Nazaré e estaremos para sempre com Ele! (Alcindo Almeida)
Amém!!
ResponderExcluir