O texto sagrado de Mateus 11:30 afirma: Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Jesus nos convida a deixar os fardos sobre ele, porque o fardo dele é leve! Sabemos da visão de campo quando o agricultor levava a carga sobre o jugo do animal!
Jesus usa essa figura para a vida espiritual! Temos tantas cargas pesadas dentro de nós mesmos! Muito provavelmente Mateus também se refira à lei judaica, segundo a interpretação dos fariseus. A vida vivida em função do legalismo dos fariseus vira um fardo pesado é cruel para a vida!
Não sei quais são os seus fardos que carrega na sua jornada! Talvez seja a sede de ganhar dinheiro e mais dinheiro! Nessa busca, você esquece da saúde, da família e dos amigos! Talvez seja o desejo de ter um lugar de posição. Então esse fardo ocupa seu coração e sua alma! Você tem que ser alguém, você tem que conquistar!
São muitos os fardos dessa vida que nos deixam esgotados e muitas vezes sem forças para prosseguir. No meio disso tudo o mestre Jesus nos diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Esse fardo divino traz alívio, traz descanso e paz! Jesus quer aliviar as cargas terríveis que queremos levar! Jesus diz assim: Relaxem na jornada espiritual! Parem de ficar estressados com a religião! Parem de correr desesperadamente pela carreira de vocês sem descansarem em mim. Eu trago o alívio para a alma! Eu tenho um jugo suave para o coração de vocês! O meu descanso traz paz e graça! Então coloquem o fardo de vocês sobre mim porque eu criei vocês, eu os formei antes de existirem, lembram?
A paz interior para a alma está em Jesus de Nazaré. A paz para enfrentar as lutas e crises da vida está em Jesus Cristo! Ele tem um jugo suave e um fardo leve! Ele sabe do que necessitamos para viver!
Interessante investigar a palavra descanso no grego - anapauso. Ela significa deixar parar, interromper e refrescar-se. No grego não significa apenas o descanso do trabalho, mas o período de descanso que precisam os órgãos internos do ser humano. Isso tem a ver com o descanso da alma na presença daquele que carrega todos os fardos da alma! Que entreguemos os fardos para esse Jesus maravilhoso! (Alcindo Almeida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário