Em Mateus 4 vemos a narrativa da tentação sofrida por Jesus. Lá no deserto Jesus é tentado por aquele que embaralha tudo, que deseja confundir o pensamento humano, mostrando a avareza em todas as facetas.
Ele apela para a tentação da comida. Afinal, todos nós precisamos do alimento para sobreviver.
A primeira tentação é para que haja o consumo de tudo. A proposta de Satanás é para que Jesus abuse da relação com o Pai para satisfazer toas as necessidades. Mas, ele remete o tentador à palavra das Escrituras que diz que o ser humano vive de toda a palavra que sai da boca de Deus. Em outras palavras, a verdadeira fome do ser humano é espiritual. Ele pode viver das palavras do Eterno Deus. Essas palavras trazem o alimento para a alma!
A segunda tentação é a proposta de Jesus usar o Pai para o proveito próprio. A ideia é de Jesus usar o Pai para reconhecimento e fama! Como se ele precisasse disso! Como o diabo se acha esperto e usa o próprio texto dos Salmos para chamar a atenção de Jesus quanto ao poder! Ele simplesmente não sucumbiu e respondeu: Não tentarás o Senhor teu Deus.
A terceira tentação é para que Jesus se deixe levar pelo seu poder. Ele mostra todos os reinos e diz de maneira mentirosa que seriam todos de Jesus! Ele diz que seria simples, se Jesus se prostrasse diante dele! Jesus responde citando o livro de Deuteronômio: Adorarás o Senhor, teu Deus é só a Ele servirás. A resposta é do dono de tudo, do todo poderoso, da segunda pessoa da Trindade! Ele ensina que só vencemos as tentações pela dependência total da Palavra de Deus!
Depois que Jesus é tentado, o diabo se afasta e os anjos vêm para servi-lo. E o monte da tentação se torna o monte do paraíso, porque o mestre resistiu divinamente as três tentações! Resistamos todas as propostas de tentações através da dependência da Palavra de Deus (Alcindo Almeida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário