Vida de negação pela cruz

Como a cruz é o símbolo da submissão, assim a toalha é o símbolo do serviço. Quando Jesus reuniu seus discípulos para a última Ceia, eles debatiam sobre quem era o maior. Este problema não lhes era novo. Sempre que houver problema acerca de quem é o maior, haverá problema acerca de quem é o menor. 
A grande verdade é que esse é um ponto crucial para nós. Nós sabemos que nunca seremos os maiores, só um é maior do que nós e ponto final: Jesus Cristo. Interessante que no encontro de Jesus com seus discípulos na festa da Páscoa, eles sabiam que alguém tinha de lavar os pés dos outros. O problema era que só os menores é que deveriam lavar os pés dos outros. O fato é que naquele momento eles estavam com os pés empoeirados. Era um ponto tão melindroso que eles nem mesmo iriam falar sobre o assunto. 
Ninguém desejava ser considerado o menor naquele momento de encontro. Então, sem palavras, sem nada a declarar como o soberano e majestoso Deus, o simples e humilde Jesus pega uma toalha e uma bacia, e com estes gestos redefine o que é a grandeza. Em silêncio, Jesus mostra para seus discípulos quem de fato é o maior. Com uma atitude singular e profunda ele lava os pés de pecadores, que jamais mereceriam um pouco do seu amor, que dirá ter os pés lavados pelo Senhor dos senhores. Ele disse: Quem quiser se tornar grande entre vós, será esse o que vos sirva. Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir (Mateus 20.27-28). 
A autoridade espiritual a que Jesus se referia não era uma autoridade que se encontrava numa posição, num título, mas numa toalha. Esta toalha e bacia só se evidenciam através de um caminho, o da negação. Só acontece quando crucificamos a carne, o orgulho e a nossa arrogância. Só a cruz pode nos fazer imitar o exemplo da toalha e da bacia. 
 Seguir a Jesus é morrer todos os dias para nós mesmos e a fim de que a vida dele seja viva em nós. Só podemos seguir seus passos através da cruz, através da negação de nós mesmos. Não há outro caminho no Reino a não ser o caminho da negação. Oração: Deus nos ensina a vida de crucificação, porque sem ela não tem serviço e, sem serviço não tem participação no teu Reino! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas