Percepção divina

José teve uma experiência triste na vida, pois, foi tirado do seu lugar de origem e isto deve ter trazido uma depressão profunda no seu coração. Ele está no Egito e quando tudo parece estar no controle, ele é acusado de estupro e vai para na cadeia do Egito. Ele fica no meio de pessoas que foram condenadas por Faraó. Ele poderia muito bem amaldiçoar sua história, sua vida e o seu próprio Deus. Mas, o texto de Gn. 39.23 diz algo fundamental para a história de José: O Senhor, porém, era com José, estendendo sobre ele a sua benignidade e dando-lhe graça.
José percebe que está num mundo de aflições profundas, mas entende que não é do mundo. Ele percebe que em meio aos conflitos, ao abandono, as perseguições que ele sofre, tem alguém por trás dele que o sustenta. A diferença preciosa para José ir para a prisão e ser vendido pelos irmãos, era Deus. Ele não estava só, apesar do texto dizer que esse servo da casa de Faraó se esqueceu dele. Apesar desse processo tão delicado, José tem a presença de Deus de forma marcante na sua vida. Nessa prisão, mesmo no meio dos abandonos, Deus está com ele e lhe dá graça e bondade. E tudo o que José fazia Deus abençoava. Só que ele está preso, ele está sem liberdade. 
Ele está num lugar com criminosos sem ter culpa no cartório. Ele poderia dar um fim na vida, mas ele tem a presença de Deus que não o deixa só. Não permite que ele se desespere, não permite que ele perca a esperança. Ele tem as promessas do seu Deus em seu caminhar e nelas se firma. Ele começa a produzir. Ele começa a dar um sentido mesmo no meio do abismo porque ele tem consciência de que Deus está com ele. Somos convidados para este tipo de vida que José teve. Ele teve retidão mesmo no meio do abismo, das aflições terríveis da vida. José no meio do poço, no meio do abismo da vida não se esquece que Deus está com ele, mesmo sendo esquecido pela pessoa que ele interpretou um sonho. Ele não está só, Deus é o seu companheiro.

- Oração: Obrigado Deus amado porque no meio das nossas crises, das injustiças na vida, tu está conosco. Tua graça nos sustenta e nos ajuda a seguir em frente (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas